Com gol de Vinicius Lopes no segundo tempo, o Botafogo sofreu, mas venceu o Red Bull Bragantino, nesta segunda-feira (4), no Nabi Abi Chedid, em partida válida pelo encerramento da 15ª rodada do Brasileirão: 1 a 0. A vitória é daquelas para ser muito celebrada já que o Glorioso estava desfalcado e ainda viu o Massa Bruta ter dois gols anulados.

Graças a esta vitória, o Botafogo subiu para o nono lugar, com 21 pontos, apenas três a menos do que o São Paulo, time que encerra o G6. O líder é o Palmeiras, com 29, e o Corinthians fecha o G4, com 26. Ainda dá para sonhar com o título? Já o Bragantino está em 14º, com três pontos a menos do que o Bota. O primeiro do Z4 é o Goiás, com 17.

Vinicius Lopes marcou o gol da vitória do Botafogo sobre o Bragantino – Vítor Silva / Botafogo

O primeiro tempo foi bem carente de emoções. O Bragantino buscou mais o gol, mas não pisou muito na área e arriscou praticamente de fora da área, com destaque para uma cobrança de falta de Luan Cândido. Dentro da área, destaque para cabeçada de Alerrandro, que exigiu boa defesa de Gatito Fernández.

O Botafogo, que não pôde contar com nomes como Chay, Victor Sá e Gustavo Sauer para puxar contra-ataques, até que tentou bastante com Lucas Fernandes e Vinicius Lopes, mas eles esbarravam na boa marcação do Massa Bruta e também em erros técnicos. Assim, o Glorioso também se viu obrigado a arriscar fora da área. A melhor chance veio com Kayque, que saiu machucado pouco  depois.

Novo tempo, novo jogo

Já o segundo tempo foi bem mais equilibrado e emocionante. A primeira grande chance veio com o Bota, em chute de Lucas Fernandes, entrando na área pelo lado esquerdo. O Braga respondeu com Sorriso, que cruzou na medida para Artur marcar.  No entanto, o gol foi anulado, por impedimento do camisa 7.

O gol que de fato valeu veio no lance seguinte, aos 17, com Vinicius Lopes, aproveitando cobrança de falta na área. O Bragantino não se abalou e marcou aos 24, com Natan, meio que de ombro, aproveitando cruzamento de Hyoran. No entanto, este gol do Massa Bruta também foi anulado, novamente por impedimento. Nos acréscimos, Miguel cruzou, Alerrandro cabeceou e quase marcou de cabeça.  Ainda houve tempo para Ramires ser expulso por dar um chute na cabeça de Hugo.

Próximos compromissos

O Botafogo volta a campo agora contra o Cuiabá, no próximo domingo (10), às 19h, fora de casa. Já o Red Bull Bragantino receberá o Avaí, na tarde anterior (9), às 16h30. Ambos os jogos são válidos pela 16ª rodada do Brasileirão.

RED BULL BRAGANTINO  0 X 1 BOTAFOGO

15ª rodada do Brasileiro
Data: 4/7/2022
Local: Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul (Miguel, aos 30′ do 2ºT) , Lucas Evangelista (Eric Ramires, aos 21′ do 2ºT) e Hyoran (Gabriel Novaes, aos 39′ do 2ºT) ; Artur (Helinho, aos 21′ do 2ºT), Sorriso (Carlos Eduardo, aos 21′ do 2ºT) e Alerrandro. Técnico: Maurício Barbieri
BOTAFOGO: Gatito; Philippe Sampaio, Kanu e Cuesta; Saravia, Kayque (Del Piage, aos 13′ do 1ºT), Patrick de Paula, Lucas Fernandes, Vinicius Lopes (Daniel Borges, aos 45′ do 2ºT)  e Hugo; Matheus Nascimento (Daniel Cruz, aos 37′ do 2ºT) . Técnico: Luís Castro
Gol: Vinicius Lopes, aos 17′ do 2ºT (0-1)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Gabriel Novaes (BRA); Lucas Fernandes, Matheus Nascimento, Saravia, Vinicius Lopes (BOT)
Cartão vermelho: Eric Ramires (BRA,aos 49′ do 2ºT)  (Jogada 10)