Mesmo poupando alguns jogadores visando o jogo pela Libertadores, na terça-feira, o Atlético conseguiu vencer o Juventude, no Alfredo Jaconi, por 2 a 1, e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Hulk, o grande destaque da partida, e Sasha, um em cada tempo. Moraes descontou para os donos da casa.

Com o resultado, o Atlético chegou aos 27 pontos, dois a menos que o líder Palmeiras. Já o Juventude segue com a situação complicada no Campeonato Brasileiro, ocupando a penúltima posição, com apenas 11 pontos. Na próxima rodada, o Galo enfrenta o São Paulo, domingo, no Mineirão, mas antes, terça-feira, entra em campo diante do Emelec, no jogo da volta das oitavas de final da Libertadores. Já o time gaúcho encara o Coritiba, também no domingo, no Couto Pereira.

PRIMEIRO TEMPO

Apesar de ter alguns titulares poupados, o Atlético começou o jogo mostrando que estava em busca da vitória e logo aos 2 minutos, Calebe invadiu a área e chutou forte para a defesa de César. Lutando contra o rebaixamento, o Juventude adiantou a marcação e também pressionou o Galo, mas faltou qualidade para criar chances de perigo.

Qualidade sobra ao Atlético, que abriu o placar aos 28 minutos. Ademir foi derrubado por William Matheus dentro da área e Hulk cobrou o pênalti com categoria para colocar o Atlético na frente. Com o gol, o Galo diminuiu um pouco o ímpeto e baixou as linhas de marcação, buscando ter o contra-ataque. Com isso o Juventude até teve mais a posse de bola, mas seguiu esbarrando na sólida defesa adversária.

SEGUNDO TEMPO

O Juventude iniciou a segunda etapa com mais coragem, buscando agredir o Atlético desde o primeiro minuto. Até chegou a rondar a área do Atlético, mas não conseguiu ser efetivo. Melhor para o Galo, que ampliou aos 10 minutos. Em contra-ataque puxado por Hulk, o atacante passou por dois marcadores e serviu Vargas. O chileno tinha a condição de finalizar, mas preferiu rolar para Sasha, que teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio.

Sasha agradece a Vargas a grande assistência para o segundo gol – Pedro Souza / Atlético

O segundo gol foi um duro golpe para o Juventude, que seguiu buscando o jogo, mas com menos intensidade. O técnico Umberto Louzer realizou algumas substituiçõe, que deu mais vitalidade ao time, que apresentou melhora. Com a vantagem no placar, o Galo diminuiu a intensidade, talvez pensando no confronto de terça-feira, diante do Emelec, pelo segundo jogo das oitavas da Libertadores. O descuido foi fatal e o Juventude conseguiu diminuir com Moraes. O jogador arriscou de fora da área, a bola desviou em Réver e matou o goleiro Everson. A partir de então, os donos da casa foram para o abafa, mas o Galo soube suportar e segurou a vitória.

JUVENTUDE 1 X 2 ATLÉTICO – 15ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Data e horário: Sábado (02/07/2022) às 16h30
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Juventude: César; Rodrigo Soares, Thalisson Kelven, Rafael Forster e William Matheus (Moraes); Yuri Lima, Jadson e Óscar Ruiz (Edinho); Chico (Pitta), Capixaba (Paulo Henrique) e Ricardo Bueno. Técnico:Umberto Louzer
Atlético: 
Everson; Guga, Igor Rabello, Réver e Guilherme Arana; Allan, Calebe (Nacho) e Vargas (Rubens); Ademir, Hulk (Fábio Gomes) e Sasha (Mariano).Técnico: Antonio Mohamed
Gols: Hulk (28′ do 1º tempo, 0-1), Sasha (10′ do 2º tempo, 0-2) e Moraes (30′ do 2º tempo, 1-2) 
Cartões amarelos:
 William Matheus, Yuri (Juventude); Mariano (Atletico)
Cartões vermelhos:
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)  (Jogada 10)