Um gol espetacular de Andreas, aos 16 minutos do primeiro tempo, deu ao Flamengo a vitória sobre o Tolima, por 1 a 0, nesta quarta-feira (29), na Colômbia, pela ida das oitavas de final da Libertadores. O Rubro-Negro não fez um grande jogo (mas Rodinei arrebentou!), mas foi o suficiente para vencer. Andreas fez sua última partida pelo Fla (seu empréstimo junto ao Manchester United termina nesta quinta-feira) e sai com uma belo presente para a torcida.
David Luiz luta pela bola com Lucumi. O Fla venceu e abriu frente nas oitavas – Daniel Munoz / AFP via Getty Images)
A vitória deixa o Flamengo precisando apenas do empate no jogo da volta (5/7) no Maracanã para avançar e enfrentar Boca Juniors ou Corinthians (que empataram na ida). Caso o Tolima vença por um gol, pênaltis. Vitória dos colombianos por dois gols valerá a vaga às quartas. Esta foi a 12ª partida que o Fla não perde como visitante em Libertas (9 vitórias).
Primeiro tempo
O Flamengo, com muitos desfalques, Diego Ribas de primeiro volante e Andreas fazendo o papel de principal armador, começou muito bem, em cima do Tolima, criando chances e confiante no ataque. Mas a defesa dava alguns moles e o time só não saiu atrás por milímetros: Caicedo recebeu e fez o gol, mas estava impedido.
Felizmente, aos 16, Andreas ganhou uma rechaçada da defesa e de fora da área fez um golaço, colocando o Flamengo na frente. O gol fez o Flamengo recuar e o Tolima começou a sufocar. Santos fez uma grande defesa em chute de Miranda (e Rodinei rechaçou quando Lucumi iria marcar). Mas o goleiro do Fla logo em seguida errou uma saída de bola que Rovira chutou e Leo Pereira, de forma milagrosa, salvou.
Segundo tempo
O Tolima buscou o empate, quase marcou num lance que seria gol contra de Thiago Maia (Santos foi bem) e, como ocorreu o primeiro tempo, as melhores jogadas passavam pelo apoio de Rodinei. Após os 25 minutos e com o começo das muitas substituições o jogo ficou em aberto. O Tolima teve pelo menos três chances para empatar. O Fla teve a melhor com Pedro, já nos acréscimos. E o placar não se alterou.
TOLIMA 0 X 1 FLAMENGO
Jogo de ida das oitavas de final da Libertadores
Data: 29/06/2022
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, Ibagué (COL)
TOLIMA: Domínguez, Riascos, Quiñones, Moya e Hernández; Rovira, Ureña (Ramírez, aos 31′ do 2ºT) e Garcia (Cataño, aos 13′ do 2ºT); Luiz Miranda (Meléndez, aos 31′ do 2ºT), Lucumí e Caicedo (Rangel, aos 21′ do 2ºT) . Técnico: Hernán Torres
FLAMENGO: Santos; Rodinei (Matheuzinho, aos 37′ do 2ºT), David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Lázaro, aos 21′ do 2ºT); Diego (Ayrton Lucas, aos 11′ do 2ºT), Thiago Maia e Andreas; Éverton Ribeiro (Marinho, aos 21′ do 2ºT), Arrascaeta e Gabigol (Pedro, aos 37′ do 2ºT). Técnico: Lucas Silvestre*
(*) auxiliar. Substituiu Dorival Júnior, suspenso
Gol: Andreas, aos 16′ do 1ºT (0-1)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Cartões amarelos: Riascos (TOL); Andreas, Gabigol, David Luiz (FLA) (Jogada 10)