Dono da melhor campanha da fase de grupos da Sul-Americana, o Ceará conquistou uma virada heroica por 2 a 1 sobre o The Strongest, nesta quarta-feira (29), no estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz, na Bolívia. Com o resultado, o Vozão encaminhou a classificação para as quartas de final e joga por um empate na partida de volta, no Castelão. Ursino abriu o placar para os donos da casa logo aos cinco minutos de jogo, enquanto Erick e Zé Roberto, já nos acréscimos da partida, garantiram a virada no segundo tempo. O Ceará é o único clube com 100% de aproveitamento na competição.

O time boliviano garantiu vaga na fase mata-mata da Sul-Americana após encerrar a fase de grupos da Libertadores na terceira posição do Grupo B, e agora terá que vencer o Ceará, no Castelão, para seguir na briga pelo título.

O grande resultado do Vozão encerrou uma sequência de três partidas sem vitória fora de casa. Antes de reencontrar o The Strongest pelo jogo da volta, o Ceará entra em campo pelo Campeonato Brasileiro, no próximo sábado (2), às 19h, quando recebe o Internacional no Castelão.

O jogo

O The Strongest abriu o placar logo aos cinco minutos, e o panorama do jogo não era bom para o Ceará. Contudo, o Vozão conseguiu equilibrar a partida depois dos 15 minutos e chegou a ter um gol anulado de Lima, por posição de impedimento no início da jogada. Porém, o Ceará não conseguiu criar chances claras de gol e os bolivianos voltaram a levar perigo na reta final da primeira etapa.

Na volta do intervalo, o The Strongest manteve a intensidade e pressionou o Ceará em busca do segundo gol. O Vozão fez alterações na equipe mas o time mal conseguia sair do campo de defesa. Contudo, na melhor oportunidade dos visitantes, Erik recebeu lindo passe de Geovane e saiu na cara do gol para deixar tudo igual aos 30 minutos. Os donos da casa foram para o tudo ou nada nos minutos finais e o Ceará aproveitou. Após belo contra-ataque, Zé Roberto garantiu a virada aos 47 e o Vozão encaminhou a classificação para as quartas de final da Sul-Americana.

THE STRONGEST 1×2 CEARÁ

Data e horário: 10/3/2022, às 19h15 (de Brasília)
Local: estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL)
The Strongest: Vizcarra; Diego Wayar (Saúl Torres, aos 23′ do 2t), Castillo, Jusino e Villamil (Reinoso, aos 32′ do 2t); Cascini (Arrascaita, aos 19′ do 2t), Ursino (Prost, aos 32′ do 2t) e Saucedo; Vaca, Gabriel Esparza e Enrique Triverio. Técnico: Cristian Leonel Díaz.
Ceará: Vinícius Machado; Michel (Nino Paraíba, no intervalo) Messias, Luiz Otávio, Victor Luís; Geovane, Richardson, Fernando Sobral (Zé Roberto, aos 20′ do 2t) e Vina (Iury Castilho, no intervalo); Erick (Kelvyn, aos 41′ do 2t) e Lima. Técnico: Marquinhos Santos.
Gols: Ursino, aos 5′ do 1t (1-0); Erick, aos 30′ do 2t (1-1); Zé Roberto, aos 47′ do 2t (1-2)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Pablo Llarena (URU)
Quarto árbitro: Augusto Aragon (EQU)
VAR: Eber Aquino (PAR)
Cartões amarelos: Gastón, Jusino, Saúl Torres (STR); Victor Luis, Nino Paraíba, Iury Castilho, Erick, Zé Roberto (CEA)  (Jogada 10)