Athletico em vantagem nas oitavas de final da Libertadores. Nesta terça-feira, na Arena da Baixada, o Furacão derrotou por 2 a 1 o Libertad-PAR em jogo de boa qualidade técnica. Os gols foram no primeiro tempo. Vitor Roque e Nico marcaram para os paranaenses e Villalba fez o gol paraguaio.

Com o resultado, o Athletico vai para o jogo da volta precisando do empate para avançar às quartas de final (para enfrentar Estudiantes-ARG ou Fortaleza). Caso perca por um gol, decisão nos pênaltis. A partir de dois gols, o Libertad se qualifica. O jogo será na terça-feira (5/7) no Defensores del Chaco, em Assunção.

Primeiro tempo

O Athletico fez valer o fator campo, pressionando o Libertad e chegando ao gol aos seis minutos. Após uma rápida troca de passes pela direita, Terans tocou para Vitor Roque invadir a área. Ao chutar, ele escorregou, mas acertou a bola e matou o goleiro Martin Silva (ex-Vasco), Furacão 1 a 0. Gol de estrela do garoto de 17 anos.  O Furacão estava bem, mas tinha um problema. O lateral-direito Khellven tinha dificuldade para levar a melhor nas jogadas. Numa dessas tramas pelo seu setor, aos 20, a bola ficou com Samudio, que cruzou para a conclusão de Villalba: 1 a 1.

Só que, aos 31, num lance de chuveirinho, Cuello cruzou na segunda trave para o zagueiro Nico Hernandez entrar livre a fazer o segundo gol paranaense, placar do primeiro tempo.  E poderia ser mais. Cuellar mandou uma na trave, Vitor  Roque perdeu um gol na pequena área e num mesmo lance Roque e Terans tentaram de bicicleta.

Segundo tempo

O jogo ficou mais aberto. Se o Furacão perdeu ótimas chances com Vitor Roque (em linda jogada individual), Terans e Cuello, o Libertad assustou muito, acertou uma bola na trave e, nos minutos finais, pressionou. Já o Furacão, com todo o seu ataque sendo substituído, perdeu ímpeto nos 15 minutos finais. Mas sustentou a vitória.

ATHLETICO-PR 2×1 LIBERTAD/PAR

Libertadores – Jogo de ida das oitavas de final
Data: 28/06/2022
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nicolás Hernández e Pedrinho; Hugo Moura, Christian (Erick, no Intervalo) e Terans (Vitor Bueno, aos 35′ do 2ºT); Pedro Rocha (Canobbio, aos 28′ do 2ºT), Cuello (Matheus Babi, aos 43′ do 2ºT)  e Vitor Roque(Rômulo, aos 36′ do 2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
LIBERTAD/PAR: Martín Silva; Mayada (Canale, aos 42′ do 2ºT), Diego Viera, Barbosa e Samúdio;  Campuzano, Ramón Martínez (Mendietta, aos 9′ do 2ºT), Gomez (Merlini. aos 35′ do 2ºT)  e Melgarejo;  Villalba (Franco, aos 91 do 2ºT) e Roque Santa Cruz (Oscar Cardozo, aos 35′ do 2ºT). Técnico: Daniel Garnero.
Gols: Vitor Roque, aos 6′ do 1ºT (1-0). Villalba, aos 20′ do 1ºT (1-1); Nico Hernández, aos 31′ do 1ºT (2-1)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Lubin Torreabla (VEN)
VAR: Jhon Perdomo (COL)
Cartões amarelos: Christian (ATH); Barbosa e Campuzano (LIB)  (Jogada 10)