Luiz Felipe Scolari surpreendeu na escalação do Athlético-PR para o jogo com o Bragantino, neste sábado (26), pela 14ª rodada d0 Brasileirão, na Arena da Baixada. Resolveu poupar sete titulares para o jogo das oitavas da Libertadores, contra o Libertad/PAR (terça, 28), em casa. E a garotada mostrou serviço. Contra o time principal dos paulistas, deu um show, principalmente no primeiro tempo, vencendo por 4 a 2. Erick, Orejuela e Romulo e Hugo Moura marcaram para o time da casa. Alerrandro e Lucas Evangelista fizeram para o Bragantino.
Este jogo foi a reedição da final da Sul-Americana (quando deu Furacão). O Athletico, com 24 pontos, em terceiro lugar e sabendo que termina a rodada, na pior das hipóteses na quarta posição. O Bragantino, com 18 pontos, está em décimo, mas deve perder muitas posições.
Primeiro tempo
Com apenas quatro titulares (Bento, Nico, Abner e Hugo Moura), Felipão teve como estratégia colocar a garotada da frente fazendo marcação alta induzindo o Braga ao erro. Em três minutos o Furacão teve duas chances. Aos 4, veio o primeiro gol, quando Vitor Bueno deu o passe para Erick marcar. O Braga sentiu e viu Orejuela receber de Vitor Bueno e fazer 2 a 0. O time paulista foi para cima, passou a ter escanteios (sete na etapa), mas nada conseguiu contra a defesa do Athlético, que ampliou aos 22, num erro de saída de bola de Natan que Romulo aproveitou e chutou para frango de Cleiton.
Segundo tempo
O Bragantino voltou com uma nova dupla de ataque, que não teve sucesso contra a boa marcação atleticana. E o time da casa, quando foi para a frente, mandou ver. Aos 25, Hugo Moura roubou uma bomba na intermediária avançou e mandou uma bomba de fora da área: 4 a 0. O Braga diminuiu pouco depois de uma mudança tripla feita pelo Furacão.
O time paranaense ainda estava se ajustando em campo e num erro de marcação, Alerrandro mandou para a rede, aos 34. Dois minutos depois, pênalti para o Braga. Lucas Evangelista cobrou e marcou. E ainda mandou uma bola na trave. Ficou no 4 a 2. Para alegria dos quase 20 mil paranaenses, que celebraram a vitória, a entrada no G4 e zoavam o Braga (o freguês voltou) lembrando a vitória na final da Sula (1 a 0 gol de Nikão).
ATHLETICO 4 x 2 RED BULL BRAGANTINO
Data: 25/06/2022
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Público presente: 17.137
Público pagante: 16.327
Renda: R$ 293.470,00
ATHLETICO: Bento; Orejuela (Khellven, aos 31′ do 2ºT), Matheus França, Nicolás Hernández e Abner; Hugo Moura (Pablo Siles, aos 31′ do 2ºT), Erick e Vitor Bueno (Matheus Fernandes, aos 43′ do 2ºT). Pedrinho, Vitor Roque (Matheus Babi, aos 31′ do 2ºT) e Rômulo (Mercado, aos 43′ do 2ºT) Técnico: Luz Felipe Scolari
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan (André Hurtado, aos 23′ do 2ºT), Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul(Jadson, aos 30′ do 2ºT), Lucas Evangelista e Hyoran (Miguel, aos 23′ do 2ºT); Artur, Jan Hurtado (Alerrandro, no Intervalo) e Helinho (Carlos Eduardo, no Intervalo). Técnico: Maurício Barbieri.
Gols: Erick, aos 4′ do 1ºT (1-0); Orejuela, aos 16′ do 1ºT (2-0); Rômulo, aos 22′ do 1ºT (3-0); Hugo Moura, aos 21′ do 2ºT (4-0); Alerrandro, aos 34′ do 2ºT (4-1); Lucas Evangelista, de pênalti, aos 36′ do 2ºT)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Jean Marcio dos Santos (RN)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Matheus Fernandes, Vitor Bueno, Khellven, Vitor Roque (ATH); Helinho (BRA)