Com méritos, o Fluminense abriu vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor venceu o Cruzeiro por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (23), no Maracanã, com gols de Manoel e Cano. Os donos da casa dominaram praticamente toda partida, tiveram um gol anulado, mas não conseguiram superar a boa atuação do goleiro Rafael Cabral para conquistar um placar mais elástico. Pelo lado da Raposa, o zagueiro Lucas Oliveira foi o responsável por manter os mineiros vivos na briga pela classificação às quartas de final. O jogo de volta será no dia 12 de julho, no Mineirão.

Com direito a ‘Lei do Ex’, no gol marcado pelo zagueiro Manoel, de cabeça, Todas as três bolas na rede da partida foram criadas por jogadas aéreas. Além disso, foi a primeira vez que o goleiro Fábio reencontrou o Cruzeiro, onde é considerado ídolo do clube.

Quem passar de fase embolsa uma premiação de R$ 3,9 milhões.

O jogo

O Fluminense assumiu o controle da partida desde os primeiros minutos. Os visitantes foram alvos fáceis e não conseguiram levar perigo ao gol de Fábio. Aos 19, depois de um erro na saída de bola do Cruzeiro, o Flu construiu boa jogada e Cano balançou a rede. Contudo, o VAR assinalou impedimento no início do lance. O que estava bom para o Tricolor, ficou ainda melhor aos 38, quando Geovane foi expulso após entrada imprudente em Nino. Com um jogador a mais, o Flu abriu o placar aos 46, com gol de cabeça do zagueiro Manoel. Porém, no último lance da primeira etapa, o Cruzeiro aproveitou um escanteio e deixou tudo igual com cabeçada do zagueiro Lucas Oliveira, aos 51.

Na segunda etapa o cenário foi o mesmo. O Fluminense manteve a pressão ofensiva e Cano recolocou os donos da casa em vantagem no placar logo aos 10 minutos. Muito superior em campo, o Tricolor seguiu no ataque para ampliar a vantagem e criou as melhores chances. Na melhor delas, André acertou o travessão de Rafael, que com boas defesas, evitou um placar mais elástico no Maracanã.

FLUMINENSE 2X1 CRUZEIRO

Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 23/06/2022, às 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (John Kennedy, aos 34′ do 2t), Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Matheus Martins, no intervalo) e Paulo Henrique Ganso (Martinelli, aos 34′ do 2t); Luiz Henrique, Jhon Arias e Germán Cano (Pineida, aos 47′ do 2t). Técnico: Fernando Diniz
Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Pedrão, aos 8′ do 2t), Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane, Willian Oliveira, Machado, Fernando Canesin (Rafael Santos, aos 8′ do 2t) e Matheus Bidu (Vitor Leque, aos 22′ do 2t); Rodolfo (Rômulo, no intervalo) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano
Gols: Manoel, aos 46′ do 1t (1-0); Lucas Oliveira, aos 51′ do 1t (1-1); Germán Cano, aos 10′ do 2t (2-1)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA-GO)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Arias, Samuel Xavier e André (FLU); Zé Ivaldo e Pedrão (CRU)
Cartão vermelho: Geovane, aos 38′ do 1t (CRU)  (Jogada 10)