A necessidade de melhorar a representação da saúde de Mato Grosso na Câmara dos Deputados a partir da próxima legislatura, levou milhares de profissionais do setor a defender uma candidatura identificada com as lutas das categorias. Em outubro deste ano, serão oito vagas em disputa, para deputado federal, em Mato Grosso.
E, pelo histórico de serviços prestados e por sua larga experiência no ramo, o que recebe maiores manifestações de apoio para a disputa de uma cadeira de deputado federal é o médico Aray Fonseca Filho (PL), 54 anos, há quase três décadas atuando na saúde. Ele se filiou ao Partido Liberal, comandado em Mato Grosso pelo senador Wellington Fagundes (PL) e que tem no presidente Jair Bolsonaro o seu maior expoente, em nível nacional.
Todos os dias ocorrem manifestações espontâneas de médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e esteticistas, além de empresários e políticos que atuam no segmento sanitário.
Apenas entre os médicos já são mais de 500 apoiadores declarados. Prova disso é que, mesmo sem se declarar pré-candidato à Câmara Federal, Aray desponta entre os mais citados, em algumas recentes pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado mato-grossense.
Aray Carlos da Fonseca Filho é médico hematologista há cerca de três décadas, em Mato Grosso. Ele foi deputado estadual e titular da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Também foi presidente da extinta Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).
No comando da Secretaria Municipal de Saúde, ele contribuiu para fortalecer sobejamente a rede básica, em especial nos bairros distantes da área central e instituiu o Prêmio Saúde, destinados aos profissionais que atuavam exclusivamente na ponta – de fato, no atendimento direto aos clientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
E é a partir do alicerce que consolidou na saúde, que Aray Fonseca está montando sua estrutura para lutar por uma vaga de deputado federal. Ele possui amplo conhecimento de causa e tem condições de trabalhar para melhora substancial no sistema.
Algumas pesquisas indicam que há forte tendência de renovação, na representatividade mato-grossense, na Câmara Federal. Aray se coloca como um dos credenciados a ocupar uma das cadeiras de Mato Grosso, fortemente identificado com a saúde.