A melhor forma de viver é sendo discreto, pois chama menos a atenção das pessoas. Quanto mais evidente você for, mas atrairá a atenção de todos, e, com a visibilidade, vêm algumas situações e sentimentos desagradáveis.

Por que estudar com discrição? Entendo ser melhor, pois ser discreto lhe ajudará a não fomentar expectativa nas pessoas ao seu redor, e principalmente, não alarma a atenção dos seus concorrentes.

Estudar causa pressão. Só o fato de estudar já desencadeia um estresse natural, ainda mais se o concurseiro estiver desempregado, a pressão cresce ainda mais. Se você divulgar que está estudando, perceberá que o efeito é multiplicador: a sua autopressão, a pressão dos familiares, a pressão dos amigos e até a pressão dos inimigos. Se for uma pressão íntima e positiva, entendo ser válida, tais como: no prazo de dois anos vou passar num concurso, se não passar, vou ter que reiniciar as atividades laborais.

Leia Também:

– A arquitetura de Deus

– Reconstruindo a visão

– Treinar é necessário

– Como manter a motivação nos estudos?

– As consequências do pecado

– Perdoe os outros

– Qeum irá?

– Tenha coragem!

– Sofra as penalidades
– Será que existe sorte?

– Foco!
– Mudando a comunicação com a neurolinguística

– A preocupação de Deus

– Mural de distração

– Oportunidades!

– Seja ensinável

– Vale a pena ficar na zona de conforto?

– Desceu porque quis

– Um novo hábito!

– Diga “não”!

– Dê o seu melhor

– Uma mente veloz

– Cuidado com o orgulho!

– Como melhorar a concentração?

– Não pare!

– O melhor seguro de vida

– Ninguém foge de Deus

– Inteligência emocional

– Série Governantes: Faça a sua parte!

-Trabalho remoto com Alta Performance

-Afirmação e reafirmação

-Sucesso consistente

-A melhor oportunidade

-Não durma no ponto

-Quem é você?

-I have a dream

-O futuro sem temor

-Ser grato

-Treino é treino, jogo é jogo

-Produza frutos

-Olhe de outra forma

-Eu consigo falar em público

-Vença a tensão

-A possibilidade da reconstrução

-Faça o que precisa ser feito

-Seja um tijolo em construção

-Comportamento motivacional

-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação

-O que você quer que eu lhe faça?

-Efeito pigmaleão

 

Estudar causa inveja. As pessoas de forma geral possuem tendências negativas, infelizmente, o ser humano nasce com essa propensão e muitos tendem a ter inveja. Muitos não gostam ou não querem estudar. Se, por exemplo, o seu amigo que não gosta de estudar souber que você está estudando, pode ser que futuramente ele fique com inveja e tentará a todo custo lhe tirar do foco ou desanimá-lo. É claro que isso não é uma regra, mas a probabilidade é grande. A melhor estratégia é estudar em silêncio, uma vez que ninguém precisa saber que você é um concurseiro, com exceção das pessoas que promovem o sustento da sua vida, e se for indispensável comunicar.

Estudar cria uma falsa expectativa. Se você comenta que está estudando, as pessoas criarão expectativas, e isso gerará pressão e descontrole em você e na sua rotina de estudos, pois, no seu cérebro, você não poderá decepcionar aquelas pessoas. O maior problema da expectativa é pensar que tudo está garantido e, caso o resultado não seja positivo, gerará frustrações. Além do mais, você atrairá muitos amigos e conhecidos que se acham “doutores do assunto” e ficam lhe lançando palpites e conselhos.

Já vi casos de filho que nem fez a inscrição para a prova da OAB, e a mãe sai divulgando que ele já será aprovado no exame, e que logo será um juiz federal. Imagine essa expectativa recaindo sobre você? É gigantesca; e o efeito, catastrófico.

O seu resultado do concurso falará por si só. Você não precisa atrair a atenção para si diante das pessoas e muito menos dos seus planos. Você não precisa aumentar a sua carga de pressão, e nem causar essa pluralidade de sentimentos nas pessoas, que só servirão para atrapalhar você.

Seja discreto. Estude em silêncio. Ninguém precisa saber que você está estudando. Foque e dedique-se o máximo que puder nos estudos, e logo você alcançará o êxito.

Depois de aprovado, aí, sim, você poderá divulgar para todos! Vá às redes sociais e divulgue bastante, pois o momento chegou. Grite para o mundo. Comemore bastante. Porém, enquanto o seu momento ainda for de preparo, o melhor é ficar quietinho e esperar o resultado final.

 

*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA   é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT.   Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”,  “A arte de ser feliz”  e  “Singularidade”; “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”. 

INSTAGRAM:              @francisneyliberato

CONTATO:                    fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481

SITE:                                  www.francisney.com.br