O churrasqueiro Lamonnyel Vieira de Moraes, de 36 anos, se apresentou em Manaus, na Zona Franca, a convite da montadora Honda de motos em um evento para cerca de 200 pessoas, dentre elas, um grupo de empresários japoneses e fornecedores de insumos para a empresa. Com cortes nobres, apresentação e técnica apuradas a carne de Mato Grosso foi destaque no evento e ganhou elogios.
“A direção da montadora chegou até mim por meio de um vídeo de churrasco publicado nas minhas redes sociais e me fez o convite. Foi muito gratificante mostrar nosso trabalho para outras culturas, ver a reação de surpresa deles e mostrar a qualidade da nossa carne, bem como a força do nosso agronegócio para pessoas de tantos estados. Levamos costelas, picanha, ancho, chorizo, dentre outros cortes que são favoritos no churrasco”, explica.
Segundo a diretora Executiva do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Paula Queiróz, Mato Grosso possui o maior rebanho comercial do Brasil, é um dos maiores produtores e vende carne para mais de 70 países. “Mas nem sempre conseguimos imprimir marca neste produto. Por isso é tão importante ter eventos e pessoas para divulgar a qualidade e sabor da carne de Mato Grosso, dentro e fora do nosso País”, disse.
Entusiasta da carne mato-grossense, o cuiabano Lamonnyel há 8 anos faz do churrasco sua profissão e ‘ganha pão’. Começou fazendo churrascos em domicílios para grupos de 10 a 20 pessoas e hoje é proprietário da marca Açougue 154 que engloba restaurantes e açougue. Na internet, com quase 100 mil seguidores em apenas uma de suas redes sociais, ensina os segredos para fazer um churrasco perfeito onde quer que você esteja, seja no meio da estrada, na beira do rio ou em casa, na sua churrasqueira.
“Estamos abertos a novas experiências, mostrando a carne de Mato Grosso e o nosso churrasco para o mundo. A cada dia que passa, diversos projetos de melhoramento genético de pecuaristas trazem consigo a evolução da carne mato-grossense com mais maciez, precocidade, marmoreio e sabor”, finaliza.