Depois de quatro derrota seguidas e dias conturbados, o Botafogo, enfim, voltou a vencer. Nesta quinta-feira, o Glorioso fez 1 a 0 no São Paulo, no Nilton Santos, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e saiu da zona de rebaixamento. Já o Tricolor segue sem vencer fora de casa e desperdiçou a oportunidade de entrar no G4 da competição. Kayque, no segundo tempo, marcou o único gol do jogo.
Com mudanças no time titular, o Botafogo começou melhor a partida no Nilton Santos. Seguro atrás, com três zagueiros, e pressionando a saída de bola do São Paulo, o time da casa tentava chegar ao ataque em transições rápidas e foi perigoso em alguns lances, mas sem conseguir criar chances claras de gols. Já pelo lado do Tricolor, o time de Rogério Ceni voltou a mostrar problemas jogando como visitante. Com um ataque quase inoperante, o time só conseguiu finalizar uma vez no primeiro tempo, contra sete do Glorioso.
O Botafogo voltou do intervalo com o mesmo ímpeto do começo do jogo e voltou a pressionar o São Paulo, mas a partida ficou mais disputada, com muitas faltas e cartões. Ainda assim, o Glorioso conseguiu abrir o placar aos 15′. Após uma troca de passes rápidos, Kayque pegou uma sobra na entrada da área, cortou a marcação e mandou para as redes, marcando o seu primeiro gol com a camisa do Botafogo. Logo depois, em nova boa jogada do camisa 62, o time da casa quase ampliou com Vinícius Lopes. A partir do gol, o jogo ficou mais pegado, com mais faltas e pouca bola rolando. O São Paulo tentou pressionar, mas sem efetividade, enquanto o time da casa segurava a bola e esperava o apito final, que só veio aos 52′, para a felicidade da torcida presente no estádio.
BOTAFOGO 1 x 0 SÃO PAULO
12ª rodada do Brasileiro
Data: 16/06/2022, quinta-feira
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Botafogo: Gatito; Carli, Kanu, Victor Cuesta; Saravia (Daniel Borges, 32’/2ºT), Patrick de Paula, Kayque (Barreto, 35’/2ºT), Lucas Piazon (Chay, 40’/2ºT) e Hugo; Vinicius Lopes e Erison (Matheus Nascimento, 40’/2ºT). Técnico: Luís Castro.
São Paulo: Jandrei; Rafinha (Igor Vinícius, 19’/2ºT), Diego (Eder, 40’/2ºT), Arboleda, Léo e Wellington (Reinaldo, 19’/2ºT); Patrick, Rodrigo Nestor e Igor Gomes; Luciano (Rigoni, 19’/2ºT) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/GO)
VAR: Wagner Reway (RJ)
Gols: Kayque, 15’/2ºT (1-0)
Cartõesamarelos: Victor Cuesta, Kayque, Luis Castro, Carli, Saravia, Kanu e Patrick de Paula (BOT), Calleri e Patrick (SAO) (Jogada 10)