É apenas a segunda semana de jogos da Liga das Nações. O Brasil, porém, não terá vida fácil em Brasília. A seleção de José Roberto Guimarães, vice-líder do ranking mundial, terá pela frente apenas rivais que aparecem no top 12 (*) da lista da Federação Internacional. No Distrito Federal, a equipe vai encarar Turquia, Holanda, Itália e Sérvia.
O primeiro desafio será nesta quarta-feira. O Brasil estreia na segunda semana contra a Turquia, às 21h, no ginásio Nilson Nelson. O sportv2 transmite a partida, e o ge acompanha tudo em tempo real.
– Teremos uma semana importante, com quatro jogos difíceis. Serão jogos extremamente difíceis, contra equipes que têm o mesmo nível que nós. Vamos ter que correr bastante. Ainda estamos fazendo ajustes no sistema defensivo, com a relação bloqueio-defesa, e com a transição de jogo, que teremos que fazer com muita velocidade. Estes jogos são para evoluir, ganhar mais experiência, principalmente as jogadoras mais jovens – disse Zé Roberto.
Comandadas pelo italiano Giovanni Guidetti, a Turquia aparece na quarta posição do ranking. A equipe está em Brasília com time completo. Em quadra, nomes conhecidos como Karakurt, Ismailoglu e Erdem. A equipe ainda terá o reforço de jogadoras do Vakifbank, campeão da Champions League, como Boz, Cebecioglu e Senoglu.
Depois, o Brasil encara a Holanda. A equipe era a décima colocada no ranking da FIVB até esta quarta, mas caiu para 12º na atualização do ranking, já na madrugada no continente europeu. As holandesas também estarão com força máxima na etapa de Brasília. Entre as mais conhecidas, Anne Buijs, ponteira do Praia Clube e capitã da seleção. Além dela, Laura Djikema e Celeste Plak estão confirmadas.
Paola Egonu é destaque da Itália — Foto: Toru Hanai/Getty Images
A terceira partida promete o encontro das duas melhores jogadoras da atualidade. Brasil e Gabi, MVP da última Champions League, terão Paola Egonu, da Itália, pela frente. A oposta é o grande destaque da seleção italiana, atual campeã europeia e quinta no ranking da FIVB. Além de Egonu, considerada a melhor atacante da atualidade, a equipe também terá nomes como Miriam Sylla, Catterina Bosetti e Anastasia Guerra.
O último compromisso da seleção em Brasília será contra a Sérvia, no domingo, às 10h. O time, vice-campeão europeu e sétima na lista, não terá seu principal nome, a oposta Boskovic. Porém, vai contar com outras atletas de ponta, como Bjelica, Milenkovic e Busa.
(*) No momento da publicação da matéria, a Holanda aparecia na décima colocação do ranking. Mas, com os jogos do dia, caiu para o 12º lugar. Outras mudanças também ocorreram. A Itália, que era sétima, subiu para o quinto lugar. A Sérvia, por sua vez, perdeu uma posição e, agora, ocupa a sétima colocação.
Confira os jogos do Brasil em Brasília:
15/06 – 21h – Brasil x Turquia (sportv2)
16/06 – 21h – Brasil x Holanda (sportv2)
18/06 – 15h – Brasil x Itália (sportv2)
19/06 – 10h – Brasil x Sérvia (TV Globo/sportv2/ge) (GE)