Em El Salvador, um árbitro foi espancado por torcedores e jogadores de um time amador no Estádio Toluca em Miramonte, na região da capital San Salvador. Não resistindo aos ferimentos, morreu de hemorragia interna quando era atendido em um hospital da cidade.
José Almaya, de 63 anos e há 20 apitando jogos de ligas amadores locais, foi agredido logo depois de expulsar um jogador. Irritados, alguns atletas da equipe e vários torcedores do time invadiram o gramado e começaram a agredir o árbitro. Um vídeo que viraliza na internet mostra o momento da agressão.
Veja o vídeo abaixo:
Além das agressões, choca também o comportamento dos torcedores na arquibancada, aos risos eles praticamente comemoram a violência. Almaya consegue escapar, mas na entrada do vestiário volta a ser atacado. Levado em estado gravíssimo para o Hospital Zacamil, foi constatada fraturas e hemorragia interna que levaram à sua morte.
Segundo o “En La Mira Notícias”, de El Salvador, a polícia identificou o responsável pela agressão próximo do vestiário e que, possivelmente foi determinante para a morte de Almaya. Trata-se de um torcedor já fichado e apelidado de Mao-Mao.
A Federação Salvadorenha de Futebol emitiu um comunicado lamentando o ocorrido:
“A Federação condena, lamenta e repudia a agressão física fatal ao árbitro José Arnoldo Amaya, por pseudo-torcedores e jogadores durante uma partida que dirigia no estádio Toluca, em San Salvador Repudiamos todos os atos de violência que estão sendo gerados nos diferentes recintos esportivos do país”
A violência repercutiu no governo do país. O ministro da defesa, Gustavo Villatoro, pediu ampla investigação.
“Haverá punições severas. Trata-se de um ato de intolerância como muitas manifestações de violência que existem em todo o mundo em torno deste esporte, mas não reflete o que queremos construir e que merecemos em El Salvado” disse o ministro da defesa” disse. (Jogada 10)