A Austrália vai para a Copa do Mundo do Catar graças a um herói improvável e com estilo inconfundível: Andrew Redmayne. O goleiro de 33 anos, do Syndey FC, entrou no fim da prorrogação com uma só missão: a disputa de pênaltis, após insosso empate em 0 a 0 entre Austrália e Peru, no Ahmad bin Ali, um dos estádios do Mundial. E a escolha não foi por acaso: nas penalidades, Redmayne saltitava de um lado a outro sobre a linha, tentando desconcentrar os batedores peruanos. Deu certo uma só vez, e foi suficiente: ao defender o sexto chute peruano, de Alex Varela, garantiu a vitória por 5 a 4 que leva os australianos pela sexta vez a um Mundial.

VAGA COM POLÊMICA

Na Central do Apito, Sandro Meira Ricci considerou irregular a movimentação de Redmayne antes da cobrança decisiva de Valera. Para o ex-árbitro, o goleiro australiano tirou os dois pés da linha antes da cobrança, o que não é permitido pela regra, mesmo estando sobre a linha no momento do chute.

AUSTRÁLIA NO GRUPO D

Classificada para a Copa, a Austrália vai para o Grupo D, com a atual campeã mundial França, além de Dinamarca e Tunísia. A estreia australiana será dia 22 de novembro, contra a seleção francesa; depois, enfrenta a Tunísia, dia 26, e Dinamarca, dia 30, todos os jogos no estádio Al Janoub, em Al Wakrah.

JOGO SÓ VALEU PELOS PÊNALTIS

Austrália e Peru fizeram um péssimo jogo em um dos palcos da Copa, com pouquíssimas chances dos dois lados. Só houve um início de emoção nos minutos finais do segundo tempo, com uma leve pressão australiana, e depois na prorrogação, quando o Peru esteve melhor e chegou a acertar a trave, com cabeçada de Edison Flores. Depois de 120 minutos sem graça, a emoção ficou para a decisão por pênaltis.

Austrália x Peru na repescagem para a Copa

Austrália x Peru na repescagem para a Copa (Foto: Reuters)  (GE)