Em jogo emocionante, elétrico e de boa qualidade no Maracanã, o Vasco derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, neste domingo (12), extasiando a maioria maciça dos 63.609 presentes ao estádio e que se tornou a grande protagonista da partida, tamanha a festa que fez. O clássico foi válido pela 12ª rodada da Série B. Getúlio fez o gol decisivo, no primeiro tempo.
Apesar da derrota, o Cruzeiro não perdeu a liderança. Tem 28 pontos. O Vasco chegou aos 24 pontos, em terceiro lugar. Porém, o importante: abriu oito pontos do quinto colocado, cada vez mais ratificado no G4, a zona de acesso.
Etapa muito boa, com os dois times buscando muito o ataque pelos flancos, chuveirinhos e criando oportunidades. O Vasco em cabeçadas de Gabriel Dias e Anderson Conceição e chute de Pec poderia ter marcado. O Cruzeiro teve chances com Edu (duas vezes), uma bomba de Bidu em falta e um chute de Willian Oliveira.
Mas foram dois erros individuais que resultaram nos momentos de perigo. O goleiro Thiago Rodrigues errou uma saída de bola e Quintero conseguiu rechaçar. Já o Vasco deu mais sorte: o zagueiro Zé Ivaldo levou a bola ao ataque e foi desmarcado por Matheus Barbosa. Este lançou Nenê. O cruzamento foi na cabeça e Getúlio: 1 a 0 e o camisa 99 acabou com longo jejum
Segundo tempo
O jogo foi bem mais truncado na etapa final, com menos chances claras. Para o Cruzeiro, Bidu teve as duas melhores oportunidades, na mais relevante um chute que Quintero (um dos melhores em campo) abafou. Já o Vasco sempre assustou em chuveirinhos e Danilo Boza cabeceou para boa defesa de Thiago. Mas quem fez bonito mesmo foi a torcida vascaína. Não parou de cantar e explodiu de alegria no fim. O Vasco segue bem na B e é o único invicto.
VASCO 1 X 0 CRUZEIRO
12ª Rodada da Série B
Data: 12/6/2022
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Púvblico presente: 63.609 presentes
VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton, aos 39′ do 2ºT), Quintero (Daniel Boza, aos 31′ do 2ºT), Anderson Conceição e Edimar; Matheus Barbosa (Juninho, aos 18′ do 2ºT), Yuri Lara, Nenê (Palacios, aos 31′ do 2ºT); Figueiredo, Gabriel Pec e Getúlio (Raniel, aos 18′ do 2ºT). Técnico: Emílio Faro (auxiliar)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Geovane Jesus (Rafael Santos, aos 35′ do 2ºT), Lucas Oliveira e Zé Ivaldo; Leo Pais (Rafa Silva, aos 14′ do 2ºT), Willian Oliveira, Neto Moura, Fernando Canesin (Machado, aos 14′ do 2ºT) e Matheus Bidu; Jajá e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano
Gol: Getúlio, aos 24′ do 1ºT (1-0)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Matheus Barbosa (VAS); Geovane Jesus, Neto MOura (Jogada 10)