O Palmeiras é o novo líder do Brasileirão. Nesta quinta-feira (9/6), no Allianz Parque debaixo de chuva, goleou o Botafogo por 4 a 0. Três gols foram no primeiro tempo, etapa em que o Palmeiras deu um banho de bola, e ainda mandou uma na trave e teve um gol anulado. Rony (dois) e Scarpa marcaram. Na etapa final, Wesley fez um golaço para fechar o placar.

O Palmeiras foi aos 19 pontos, superando o Corinthians, agora vice-líder da Série A do Brasileiro. O Botafogo é o 14º colocado, com 12 pontos, apenas um à frente do primeiro fora do G4.

Primeiro tempo

A etapa foi um massacre do Palmeiras. O técnico do Botafogo, Luís Castro, colocou Daniel Borges no lugar de Erison, vetado. Um lateral no lugar de um atacante. Tentou fechar mais a marcação com dois laterais direitos no setor e Hugo preso na esquerda para evitar avanços de Marcos Rocha. Só que nada deu certo. O Palmeiras ganhava todas pelos flancos e o Botafogo ainda via seus apoiadores errarem passes. Em dez minutos, Rony perdeu um gol feiro; Murilo cabeceou para a rede, mas o VAR anulou; e aos 11, Rony recebeu de Scarpa e fez 1 a0.

O Botafogo não se encontrava em campo. Uma bobeira pela direita deu a chance para Piquerez cruzar. Saravia tentou cortar e deu tudo errado. O desvio matou Kanu e fez a bola sobrar para Scarpa: 2 a 0. Pouco depois, um cruzamento de Rony encontrou Dudu livre. Gatito espalmou e a bola foi na trave. Aos 33, novo escanteio. Scarpa bateu e Rony fez 3 a 0.

O jogador Gustavo Scarpa, da SE Palmeiras, chuta para marcar seu gol contra a equipe do Botafogo FR, durante partida válida pela décima rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Segundo tempo

O Botafogo mostrou melhor futebol, por dois motivos. O primeiro foi a diminuição de ímpeto do Palmeiras, satisfeito com o 3 a 0 e passando a apostar em contra-ataques. O outro foi a entrada da dupla Piage/Kaique nas vagas de Oyama/Tchê Tchê.

O time passou a ter uma troca de bolas mais objetiva e aparecer mais na área de Weverton (a melhor chance foi de Saravia – que foi um meia na etapa final – para defesa do goleiro da Seleção. O Palmeiras, na velocidade, teve chances para ampliar e a principal foi um cruzamento de Navarro para Rony que Daniel Borges salvou. Porém, aos 42, veio o golaço de Wesley, que deu oito pedaladas em cima de Daniel Borges antes de mandar para a rede, chutando por cobertura, da entrada da área

PALMEIRAS 4x 0 BOTAFOGO

10ª  Rodada da Série A do Brasileiro
Data: 9/6/2022
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Danilo (Fabinho aos 16′ do 2ºT)  e Gustavo Scarpa (Atuesta, aos 35′ do 2ºT);  Dudu (Breno Lopes, aos 35′ do 2ºT), Gabriel Veron (Navarro, aos 16′ do 2ºT) e Rony (Wesley, aos 31′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
BOTAFOGO: Gatito; Daniel Borges, Kanu, Cuesta e Hugo; Oyama (De Piage, no Intervalo), Tchê Tchê (Kayque, no Intervalo) e Lucas Fernandes (Chay, aos 22′ do 2ºT) e Daniel Borges Vinicius Lopes e Victor Sá. Técnico: Luís Castro.
Gols: Rony, aos 11′ do 1ºT (1-0); Scarpa, aos 17′ do 2ºT (2-0); Rony, aos 33′ do 2ºT (3-0). Wesley, aos 42′ do 2ºT
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Michael Stanislau (RS)
Quarto árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões Amarelos:  Piquerez (PAL); Saravia (BOT) (Jogada 10)