Em noite marcada por briga entre torcedores de Juventude e Athletico nos arredores do Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, os visitantes levaram a melhor por 3 a 1 nesta quarta-feira (8), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Jadson abriu o placar para os gaúchos, mas Pablo, Terans e Vitor Bueno garantiram a virada paranaense.
Com o triunfo, o Furacão chegou a 16 pontos, colando nas primeiras posições. Em caso de derrota do Atlético para o Fluminense ainda nesta quarta, o time comandado por Felipão dorme na vice-liderança. O Papo, por sua vez, segue na zona de rebaixamento, estacionado nos dez pontos.
Primeiro tempo
O Juventude criou três oportunidades de gol com apenas 21 minutos de jogo em finalizações de Vitor Gabriel, Forster e Vitor Mendes. O Athletico chegou com perigo aos 33, com Pablo. Melhor em campo, o Papo Ju largou na frente aos 37, quando Jadson chutou cruzado após cobrança de lateral para a área. Vitor Mendes teve nova chance, mas não ampliou. Nos acréscimos, os paranaenses chegaram ao empate. Aos 47, Terans tocou para Pablo igualar.
Segundo tempo
O equilíbrio se manteve na etapa final, e o jogo foi decidido em uma falha do Juventude. Em uma saída de bola erra da defesa, Léo Cittadini, que havia acaado de entrar, serviu Terans, que driblou o zagueiro e estufou a rede. Enquanto os gaúchos tiveram a posse de bola e empilharam chances, porém pecando nos arremates, o Furacão mostrou organização defensiva e aproveitou contra-ataque para definir o jogo com Vitor Bueno no último minuto.
JUVENTUDE 1 x 3 ATHLETICO
10ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Data e horário: 08/06/2022, quarta-feira, às 19h
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
JUVENTUDE: César; Paulo Henrique (Rômulo, aos 16′ do 2ºT), Vitor Mendes, Rafael Forster e Junior Moraes; Jean (Ricardo Bueno, aos 23′ do 2ºT), Yuri Lima, Jadson (Marlon, aos 22′ do 2ºT) e Chico (Capixaba, aos 16′ do 2ºT); Vitor Gabriel e Isidro Pitta (Óscar Ruíz, aos 16′ do 2ºT). Técnico: Eduardo Baptista.
ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández (Matheus Felipe, aos 38′ do 2ºT) e Abner; Hugo Moura, Matheus Fernandes (Marcelo Cirino, aos 29′ do 2ºT) e David Terans (Vitor Bueno, aos 38′ do 2ºT); Cuello (Erick, aos 29′ do 2ºT), Pedro Rocha (Léo Cittadini, aos 17′ do 2ºT) e Pablo. Técnico: Felipão.
Gols: Jadson, aos 37′ do 1ºT (1-0); Pablo, aos 47′ do 1ºT (1-1); Terans, aos 17′ do 2ºT (1-2); Vitor Bueno, aos 50′ do 2ºT (1-3).
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA/MG)
Cartões amarelos: Jean e Rômulo (JUV); Pablo, Pedro Henrique, Bento e Abner (ATH) (Jogada 10)