O Grêmio fez uma boa partida na noite desta terça-feira (7/6), na sua Arena, contra o Novorizontino, pela 11ª rodada da Série B. E, depois de quatro jogos sem vitória, triunfou por 2 a 0, gols de Diego Souza (de pênalti, no fim do primeiro tempo) e de Janderson (na etapa final). Foi sua primeira vitória em cinco jogos ( 1 derrota e 4 empates) e após quatro jogos sem ter feito um gol sequer.

O Grêmio está em quinto lugar, com 17 pontos, um atrás do Sport, o primeiro na zona de acesso. O Novorizontino está na oitava posição, com 14 pontos.

Primeiro tempo

O Grêmio teve  intensidade nos primeiros 15 minutos. Marcação alta, recuperando as bolas e sempre na área rival. Depois,  passou a trabalhar mais a troca de bolas, sempre dominante. Criou oportunidades e a melhor foi quando Janderson foi ao fundo e cruzou para Bitello chutar e o goleiro Giovanni fazer milagre. Na sobra, Biel (que não estava bem) perdeu.  O Novorizontino teve chance em erro infantil do goleiro Grando, que saiu da área e tentou dar um lençol. Perdeu a bola, mas o time paulista, com o gol vazio e sem goleiro, não efetuou a finalização para  o gol.

Nos acréscimos, num dos muitos chuveirinhos do Grêmio (foram 30 cruzamentos no jogo), o zagueiro Geromel apareceu numa disputa com Filemon. A bola bateu na mão do zagueiro paulista. Pênalti. Diego Souza cobriu, marcou 1 a 0 e celebrou seu quinto na Série B (é artilheiro ao lado de Lucca, da Ponte Preta).

Segundo tempo

O Novorizontino voltou com três alterações e procurando chegar um pouco mais ao ataque. Mas acabou vendo o Grêmio ampliar, aos 12. Nicolas avançou pela esquerda e deu para Biel. O atacante fez um corta-luz que matou a zaga paulista e Janderson, de primeira, mandou a bomba para fazer 2 a 0. O time gaúcho seguiu buscando o ataque, mesmo com a vantagem, quase sempre em chuveirinhos (foram 30 no jogo) e teve oportunidade para ampliar com Janderson.

GRÊMIO 2 X 0 NOVORIZONTINO

11ª rodada da Série B do Brasileiro
Data: 7/6/2022
Local: Arena, Porto Alegre (RS)
Público: 12.357 pagantes
Renda: R$ 364.020,00
GRÊMIO: Gabriel Grando;  Rodrigues, Geromel e Kannemann; Edilson, Thiago Santos (Lucas Silva, aos 25′ do 2ºT), Bitello (Sarará, aos 35′ do 2ºT) e Nicolas; Janderson (Gabriel Silva, aos 35′ do 2ºT), Gabriel Teixeira (Elias, aos 35′ do 2ºT) e Diego Souza (Elkeson, aos 16′ do 2ºT). Técnico: Roger Machado.
NOVORIZONTINO: Giovanni; Felipe Rodrigues (Willian Lepo, aos 37′ do 1ºT), Rodolfo Filemon (Jhony Douglas, no Intervalo), Ligger e Romário; Joilson, Leo Baiano, Gustavo Bochecha e Diego Torres (Rômulo, aos 16′ do 2ºT); Danielzinho (Ronald, no Intervalo) e Ronaldo (Quirino, no Intervalo). Técnico: Allan Aal.
Gols: Diego Souza, de pênalti, aos 53′ do 1ºT (1-0); Janderson, aos 12′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA/RJ)
Cartões amarelos: Janderson, Rodrigues, Lucas Silva, Elias (GRE); Filemon, Ligger, Leo Baiano, Ronald, Gustavo Bochecha (NOV) (Jogada 10)