A Prefeitura de Várzea Grande deu início à campanha de doação de sangue “VG + Vidas”, que ocorrerá entre esta segunda-feira (6) até a sexta-feira (10), em frente ao prédio da Prefeitura, com funcionamento das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. A campanha é uma iniciativa do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o MT-Hemocentro.
O prefeito Kalil Baracat, acompanhado da primeira-dama e promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, foi o primeiro a colaborar doando sangue. Kalil destacou que é comum os bancos de sangue estarem com estoques baixos, o que motivou a parceria com o MT Hemocentro. “Nos sensibilizamos com isso e estamos fazendo aqui em Várzea Grande essa campanha. O GAAT e a Secretaria de Saúde estão todos envolvidos. E o que nós queremos é arrecadar sangue para contribuir com o Hemocentro. Gostaria de convidar a toda a sociedade várzea-grandense para juntamente conosco participar dessa campanha. Venham doar sangue! Venha somar junto conosco!”, conclamou.
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, afirmou que a campanha de doação de sangue trata-se de “uma ação muito importante, uma cooperação técnica pela vida” e que a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para reativar um posto de coleta fixo no município, além de buscar outras formas de incentivar os munícipes a serem doadores regulares de sangue. “Temos trabalhado com o MT Hemocentro e com o Governo do Estado e nós vamos abrir uma agência do MT Hemocentro aqui em Várzea Grande. Inclusive temos na pauta com o prefeito um projeto de lei para tornar gratuita a passagem de ônibus para quem for doador regular de sangue. É uma maneira de incentivar e avançar nesse sentido. Eu acredito que a gente vai ter um êxito e uma conscientização da população”, disse.
Exemplo de solidariedade
Dentre os primeiros a comparecerem na manhã desta segunda-feira (6) na unidade móvel do Hemocentro estava o servidor da Prefeitura de Várzea Grande, Vicente Gomes Lacerda, doador de sangue há 17 anos. “Vejo que além de ser um gesto social, é uma questão de amor ao próximo. É indolor, não tem nenhuma contraindicação e tem a possibilidade de salvar vidas, que é o mais importante”, comentou.
Vicente elogiou a iniciativa do GAAT em trazer toda a estrutura para seu local de trabalho. “Eu achei uma ação interessante porque a gente não tem que se deslocar. É uma ação bem-vinda e que vai facilitar”, afirmou. Para quem nunca doou sangue, o servidor deixou seu recado: “Eu digo que não precisa ter medo porque não dói, não tem nenhuma contraindicação e o melhor de tudo é o sentimento de que está contribuindo de alguma forma com o seu semelhante”.
Saiba como doar sangue
De acordo com a enfermeira Rackel de Pinho, responsável pela unidade móvel do MT Hemocentro, a pessoa interessada em doar sangue deve estar bem alimentada, ter dormido bem e não ter ingerido bebida alcoólica na noite anterior. No local, é realizado um cadastro e uma triagem clínica com enfermeiro antes da captação de sangue. Também é oferecido um lanche após a doação. Todo o procedimento dura em torno de 30 a 40 minutos. A unidade móvel tem capacidade de 40 atendimentos por período (das 8h às 11h30 e das 13h às 16h).
A profissional da saúde destaca ainda que quem tomou vacina recentemente deve observar alguns prazos para doar sangue, sendo: 48 horas de intervalo para quem tomou vacina contra a gripe ou a vacina Coronavac (contra a covid-19). No caso das demais vacinas contra a covid-19 (Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) é necessário aguardar 7 dias para fazer a doação. Caso a pessoa tenha contraído covid-19 ou alguma outra doença gripal, é possível doar sangue após 10 dias de cessados todos os sintomas.
Também estiveram presentes na abertura da campanha “VG + Vidas” os secretários Ana Cristina Vieira (Assistência Social), Silvio Fidelis (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Benedito Gonçalo de Figueiredo (Governo), a sub-secretária de Saúde, Maria das Garças Metelo e os vereadores Carlinhos Figueiredo, Jero Neto, Gisa Barros e Pastor Paulo.