Jogando com um time repleto de reservas e jogadores das categorias de base, o Cuiabá não reeditou suas boas atuações e acabou sucumbindo diante do Melgar, do Peru, na altitude de Arequipa. Archimbaud e Bordacahar, duas vezes, anotaram os gols da vitória dos peruanos, enquanto Gustavo Nescau marcou o de honra para o Dourado. O triunfo do Melgar saiu nos minutos finais da partida e garantiu a classificação histórica da equipe para a fase mata-mata da competição.

Teve emoção até o fim, pois o time peruano dependia de uma derrota do Racing em sua casa, o que acabou acontecendo. Assim, o Melgar festejou muito sua classificação e o Dourado terminou na terceira colocação do grupo.

Jogadores de Melgar e Cuiabá em disputa de bola pela Sul-Americana – AssCom Dourado

Com o resultado, o Melgar encerra a primeira fase da Sul-Americana na liderança do Grupo B, com 12 pontos. Os peruanos contaram com o tropeço do Racing, da Argentina, que perdeu para o River Plate, do Uruguai, por 1 a 0, também nesta quinta-feira, e levou a melhor no saldo de gols sobre os argentinos. Somente o líder de cada grupo avança às oitavas de final.

O Cuiabá, por sua vez, poupou a maioria dos titulares e encerrou a sua participação na terceira posição do Grupo B, com os mesmos seis pontos do lanterna River Plate-URU.

O jogo

Com a necessidade da vitória para manter as esperanças por uma vaga nas oitavas de final, o Melgar pressionou o Cuiabá desde o início do jogo e criou as melhores oportunidades. Após desperdiçar algumas chances, os donos da casa abriram o placar com Archimbaud, aos 37 minutos, em um lance polêmico de possível impedimento do volante após cobrança de escanteio. Contudo, a vantagem parcial na primeira etapa foi justa. O Cuiabá reclamou de um pênalti não marcado quando um jogador peruano tocou com as mãos na bola.

Na volta do intervalo, o ritmo de jogo diminuiu e o Cuiabá cresceu na partida. Depois de uma bela jogada coletiva, Gustavo Nescau apareceu entre a defesa adversária e cabeceou firme para deixar tudo igual, aos 15 minutos. O Melgar foi para o tudo ou nada nos momentos finais e Bordacahar, que saiu do banco de reservas, mudou a partida. O atacante marcou dois gols em cinco minutos e garantiu a classificação para as oitavas de final com a vitória por 3 a 1.

Gustavo Nescau marcou o único jogo do Cuiabá

MELGAR 3×1 CUIABÁ
Data e horário: 26/5/2022, às 19h15 (de Brasília)
Local: Estádio Monumental de la UNSA, em Arequipa (PER)
Melgar: Carlos Cáceda; Alec Deneumostier, Lazo, Galeano e Reyna; Archimbaud, Tandazo e Pérez (Arias, no intervalo); Iberico (Bordacahar, aos 13′ do 2t), Vidales (Cuesta, no intervalo) e Quevedo. Técnico: Néstor Lorenzo.
Cuiabá: João Carlos; João Lucas, Juan Ojeda, Joaqueim e Alexandre Melo; Igor Cariús, Rafael Gava, Lucas Cardoso (Rikelme, aos 27′ do 2t) e Osorio (Keder, aos 32′ do 2t); Marquinhos e Gustavo Nescau. Técnico: William Araujo.
Gols: Archimbaud, aos 37′ do 1t (1-0); Gustavo Nescau, aos 15′ do 2t (1-1); Bordacahar, aos 38′ do 2t (2-1); Bordacahar, aos 42′ do 2t (3-1)
Árbitro: Jhon Hinestroza (COL)
Assistentes: Jhon A. Leon (COL) e Richard Ortiz (COL)
Cartões amarelos: Cuesta, Tandazo (MEL); Joaquim e Marquinhos (CUI)

Próximo jogo

Encerrada sua participação na Sul-Americana, o Cuiabá volta suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro. E o próximo desafio do Dourado será neste domingo (29) às  17 horas (horário de MT) contra o Athletico Paranaense em jogo que acontecerá na Arena Pantanal. Essa partida vale pela oitava rodada da competição.