Melancólica. Assim foi a despedida do América-MG de sua primeira participação da Libertadores. Nesta quarta-feira (25), no Equador, o time foi derrotado por 3 a 0 para o Independiente del Valle, encerrando em último lugar no Grupo D da Libertadores, com dois pontos e fora até da vaga à Sul-Americana.

A vitória levou o Independiente del Valle aos oito pontos. O time precisava vencer e torcer pela derrota ou empate do Tolima para o Atlético, em Minas. Porém, o time colombiano ganhou por 2 a 1, foi aos 11 pontos (com saldo de 1) e se classificou para as oitavas de final. O Independiente jogará a Sul-Americana. O Atlético, com 11 pontos, mais saldo de 4, terminou como líder do grupo.

Primeiro tempo

O América começou mal. Envolvido, atrás e sem ação criativa. Viu o rival ter seis escanteios e o goleiro Jaílson foi o seu melhor jogador. Isso tudo antes dos 15 minutos. Aos, 16, Sornoza (ex- Flu e Corinthians) recebeu pela esquerda, tirou Maidana da jogada e mandou a bomba. De Valle 1 a 0. Só depois disso foi que o América esboçou alguma reação, sempre buscando Henrique Almeida, que apareceu em alguns lances e perdeu uma boa oportunidade.  Porém, aos 43, Perlaza recebeu pela direita e cruzou para Gaibor, na área, pegar de primeira e ampliar.

Segundo tempo

Nada mudou. O Del Valle melhor e obrigando Jaílson a fazer várias boas defesas, como no chute de Bauman que o goleiro mandou para escanteio. O Coelho, às vezes, atacava. Teve um bom momento numa cabeçada do zagueiro  Maidana, que apareceu na área em bola parada. Mas o time mineiro estava mal na defesa e deu mole aos 28. Um chutão da defesa pegou Chavez livre na área: Del Valle 3 a 0.

INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU 3 x 0  AMÉRICA-MG

6ª rodada do Grupo D da Libertadores
Data: 25/5/2022
Local: Estádio Rumiñahui, Sangolquí (EQU)
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramírez; Perlaza (Vargas, aos 27′ do 2ºT), Ordoñez, Schunke e Segovia; Chavez, Gaibor (Cabezas, aos 27′ do 2ºT), Pellerano (Angulo, aos 35′ do 2ºT) e Ortiz; Sornoza (Plaza, aos 35′ do 2ºT) e Bauman (Ayoví, aos 35′ do 2ºT). Técnico: Renato Paiva.
AMÉRICA-MG: Jailson; Patric (Cáceres, aos 25′ do 2ºT), Igor Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho, Alê (Zé Ricardo, aos 35′ do 2ºT)  e Felipe Azevedo (Gustavinho, aos 16′ do 2ºT); Henrique Almeida (Carlos Alberto, aos 25′ do 2ºT) e Aloísio (Kawe, aos 16′ do 2ºT). Técnico: Vagner Mancini.
Gols: Sornoza, aos 16′ do 1ºT (1-0), Gaibor, aos 431 do 1ºT (2-0);  Chavez, aos 28′ do 2ºT (3-0)
Árbitro: Leodan Gonzalez (URU)
AssistentesNicolas Taran (URU) Martin Soppi (URU)
Cartões amarelos:  Perlaza, Chavez. Gaiboe, Pellerano (DEL); Eder, Henrique Almeida, Carlos Alberto (AME) (Jogada 10)