Bastava um empate para o Ceará confirmar a classificação histórica para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Mas a noite desta quarta-feira (25) reservava algo a mais: com uma atuação impecável, os comandados de Dorival Júnior venceram por 2 a 0 o Independiente, na Argentina, chegaram aos 18 pontos e alcançaram a melhor campanha da fase de grupos do torneio em todos os tempos.
De quebra, o Vozão ainda conquistou o primeiro triunfo de uma equipe nordestina em território argentino. Rodrigo Lindoso e Mendoza, nos acréscimos de cada etapa, anotaram os gols no Estádio Libertadores de America, em Avellaneda. Com o triunfo, o Alvinegro foi o vencedor do Grupo G, embolsou R$ 2,4 milhões e garantiu a participação em sua primeira oitavas de final de Sul-Americana. O Independiente ficou em segundo, com 12 pontos.
O Ceará aguarda agora o seu rival nas oitavas e decidirá todos os confrontos, até uma possível semifinal, em casa por ser o dono da melhor campanha geral. O sorteio da próxima fase ocorre nesta sexta-feira (27), a partir das 13h 9de Brasília). O Vovô pode ter pelo caminho um adversário de qualquer país, inclusive do Brasil.
Primeiro tempo
O Ceará construiu as melhores chances de gol nos 45 minutos iniciais. Vina desperdiçou duas oportunidades: na primeira, aos 11, mandou para fora aos 11. Aos 40, finalizou em cima do goleiro. Os brasileiros chegaram ao gol em cobrança de falta com Victor Luis e arremate de Rodrigo Lindoso. O Independiente, que não tinha outra alternativa a não ser buscar a vitória, se manteve no campo ofensivo, mas faltou efetividade nas jogadas.
Segundo tempo
O Ceará conseguiu manter uma boa postura na segunda etapa, e apesar de sofrer uma certa pressão do Independiente, soube se comportar muito bem. Com grande organização e sem abrir brechas, o time brasileiro não entrou na catimba dos argentinos. Em contragolpe perfeito, aos 45, Mendoza aproveitou cruzamento para finalizar bonito e dar números finais ao confronto para delírio dos torcedores do Vozão presentes ao estádio.
INDEPENDIENTE-ARG 0 x 2 CEARÁ
6ª Rodada do Grupo G da Sul-Americana
Local: Estádio Libertadores de América, em Avellaneda (ARG)
INDEPENDIENTE: Sebastián Sosa; Vigo (Rodrigo Márquez, aos 19′ do 2ºT), Barreto, Insaurralde e Lucas Rodríguez (Togni, aos 19′ do 2ºT); Lucas Romero, Blanco, Soñora, Roa (Leandro Fernández, intervalo) e Batallini (Pozzo, intervalo); Benegas. Técnico: Eduardo Domínguez.
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luis (Lucas Ribeiro, aos 46′ do 2ºT); Lindoso, Richardson (Wescley, aos 46′ do 2ºT), Rodrigo Lindoso e Richard Coelho (Bruno Pacheco, aos 28′ do 2ºT); Lima (Erick, aos 28′ do 2ºT), Mendoza, Vina (Cléber, aos 37′ do 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Rodrigo Lindoso, aos 49′ do 1ºT (0-1); Mendoza, aos 45′ do 2ºT (0-2).
Árbitro: Chrystian Ferreira (URU)
Assistentes: Horacio Ferreiro (URU) e Augustín Berisso (URU)
Cartões amarelos: Vigo, Benegas, Insaurralde e Rodrigo Márquez (IND); Richard Coelho, Vina, Richardson e Lima (CEA). (Jogada 10)