Nesta quarta-feira (25), no Mineirão, o Atlético enfrentou o Tolima, pela última rodada do Grupo F da Libertadores. Já classificado, acabou surpreendido: perdeu por 2 a 1. Assim, terminou com os mesmos 11 pontos do Tolima, mas em primeiro lugar por causa do saldo (4 a 1). A derrota acabou com a invencibilidade do Galo em Libertadores (18 jogos) e com a série de 37 partidas invicto no Mineirão.
Os gols foram no segundo tempo. O Tolima, que entrou em campo precisando do empate para se classificar (brigava com o Del Valle), marcou primeiro, com Rangel. O Galo só foi empatar aos 42, com Sasha. Porém, nos acréscimos, Lucumi fez o gol da vitória dos colombianos. O Del Valle – que fez 3 a 0 no América – terminou com 8 pontos, em terceiro, e vai jogar as oitavas da Sul-Americana. O Coelho, com dois pontos, foi o lanterna.
O primeiro tempo teve o Atlético tocando a bola na intermediária do Tolima, fechado em busca do empate e não dando chance para finalizações do Atlético, que chegou com perigo apenas uma vez, aos 40, quando Guga cruzou e Rubens cabeceou no travessão de Domínguez.
No segundo tempo, o Atlético voltou um pouco desligado e foi punido aos nove minutos. Ibargüén fez uma boa triangulação com Plata, foi ao fundo e criou para a área. Rangel se antecipou a Nathan Silva e fez 1 a 0. O empate quase veio aos 11, uma bomba de Hulk que só não foi gol por causa de grande defesa de Domínguez. O Galo acordava no jogo. Porém, o gol só veio aos 42. Após escanteio cobrado por Mariano, Domínguez deu um soco para o meio da área e Sasha marcou. Só que o Galo buscou a virada e deu espaço para contra-ataques. Aos 47, Lucumi recebeu na frente, ganhou na corrida e fez 2 a 1.
E o Galo, com 73% de posse e 24 finalizações (7 no alvo) amargou uma derrota que a torcida não esperava.
ATLÉTICO 1 X 2 TOLIMA-COL
6ª RODADA DA COPA LIBERTADORES – GRUPO D
Data: Quarta-feira (25/5/2022)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Público presente: 34.339
Renda: R$ 1.283.247,08
ATLÉTICO: Everson; Guga (Mariano, no Intervalo), Nathan Silva, Junior Alonso e Arana; Allan, Jair (Calebe, aos 30′ do 2ºT), Rubens (Sasha, aos 17′ do 2ºT) e Nacho (Fabio Gomes, aos 40′ do 2ºT); Ademir (Savinho, aos 17′ do 2ºT) e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed
TOLIMA: Domínguez; Marulanda, Juan Quiñones, Moya e Hernández; Trujullo, Urenã, Cataño (Lucumi, aos 25′ do 2ºT) e Plata; Ibargüén (Caicedo, aos 34′ do 2ºT) e Rangel (Ramírez, aos 43′ do 2ºT). Técnico: Hernán Torres
Gols: Rangel, aos 9′ do 2ºT (0-1); Sasha, aos 42′ do 2ºT (1-1); Lucumi, aos 47′ do 2ºT (1-2)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
Cartões amarelo: Guga, Ademir (ATL); Ureña, Trujillo (TOL) (Jogada 10)