O Flamengo apenas jogou o suficiente para vencer o Sporting Cristal-PER, nesta terça-feira (24), no Maracanã, por 2 a 1. Os gols foram de Isla e Pedro (Gonzáles descontou em falha de Hugo). O resultado levou o time aos 16 pontos, na liderança do Grupo H. O Cristal, com dois pontos, ficou na lanterna e está eliminado. O Talleres terminou em segundo (11 pontos) e, assim como o Fla, avançou às oitavas. O terceiro colocado foi a Universidad Catolica-CHI (4 pontos), que irá para a Sul-Americana.

Agora, o Flamengo (com 16 pontos, saldo de 9 e 15 gols marcados) secará o River Plate para terminar com a 2ª melhor campanha geral, o que garantiria ao Mengo a vantagem de jogar em casa as partidas de volta no mata-mata até a final – jogo único (em 29/10), no Monumental, em Guayaquil, no Equador. Para isso, o River Plate, (13 pontos no Grupo F, saldo de 9 e 10 gols marcados) tem de, no máximo, vencer por um gol de diferença. Dois ou mais e será do gigante argentino a segunda melhor campanha. A melhor  é do Palmeiras (18 pontos).

Primeiro tempo

Como praxe, Paulo Sousa não repetiu a escalação e surpreendeu no 11 inicial, com Lázaro no meio de campo e o ataque desta vez com Marinho, Gabi e Pedro.

Muito superior tecnicamente, o Flamengo teve várias oportunidades para marcar, com Gabi isolando na frente do goleiro Duarte e numa cabeçada de Pedro que passou raspando. Marinho, muito acionado e elétrico pelo flanco, buscou finalizar, com perigo em um dos seus mísseis (Duarte salvou). Teve uma chance de Lázaro, que entrou sozinho e chutou em cima do goleiro. O gol veio aos 29, num lançamento de David Luiz do meio de campo para a entrada da área, pela direita, na medida para o lateral Isla aparecer atrás da zaga e tocar para a rede.

Mas o time mostrou falhas defensivas. Apesar do gol, Isla falhou feio na marcação e por pouco Ávila não marcou. E Ávila, no meio dos zagueiros, entrou sozinho e bateu mal. Dois lances que não foram gol por milagre.

Segundo tempo 

O Flamengo continuou dominante (60% de posse, o triplo de finalizações), mas seguiu com erros de marcação no setor de Isla e Pablo. E tome chances desperdiçadas. Uma, com Lázaro, foi de lascar. De novo chutou em cima do goleiro. Pedro, por sua vez, quase fez um golaço tentando encobrir, da intermediária, o goleiro Duarte, que estava adiantado. Mas, com as entradas de  Andreas e de Bruno Henrique, o time acordou e foi Andreas que mandou bem. Colocou uma bola na cabeça de Pedro, 2 a 0. Depois, uma bola na cabeça de Andreas foi no travessão. Mas a festa da torcida virou raiva quando Hugo voltou a falhar e o Cristal diminuiu com González. 2 a 1 melancólico.

FLAMENGO 2 x 1 SPORTING CRISTAL-PER

6ª rodada do Grupo H da Libertadores
Data: 24/5/2022
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público Presente: 38.100
Público pagante: 34.840
Renda: R$ 1.631.156
FLAMENGO: Hugo Souza; Isla (Rodinei, aos 23′ do 2ºT), Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Diego, aos 37′ do 2ºT), João Gomes (Andreas, aos 23’do 2ºT)  e Lázaro (Vitor Hugo, aos 35′ do 2ºT); Marinho (Bruno Henrique, aos 23′ do 2ºT), Gabigol e Pedro. Técnico: Paulo Sousa.
SPORTING CRISTAL: Alejandro Duarte; Madrid, Chávez, Omar Melo e Loyola; Calcaterra (Sosa, aos 32′ do 2ºT), Lora Chris Ginzález e Yotún; Ávila (Grimaldo, aos 32′ do 2ºT) Técnico: Roberto Mosquera.
Gols: Isla, aos 29′ do 1ºT (1-0); Pedro, aos 29′ do 2ºT (2-0); González, aos 39′ do 2ºT (2-1)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Jackson Diaz (VEN)
Cartões amarelos:  João Gomes (FLA); Tavora, Yotún (SCR) (Jogada 10)