Com dois jogadores a mais desde os 15 minutos do segundo tempo, o Santos não conseguiu fazer o dever de casa, mas está classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira (24), a equipe saiu na frente, mas cedeu o empate em 1 a 1 na Vila Belmiro, pela última rodada da fase de grupos. Marcos Leonardo abriu o placar, mas Domingo igualou ainda no primeiro tempo. Os donos da casa tiveram um pênalti ignorado pela arbitragem.

A vaga santista veio graças ao segundo gol anotado pela Universidad de Quito, que perdia até então por 3 a 1 para o La Calera. No fim, o 3 a 2 para os chilenos garantiu a vaga dos brasileiros. Com o resultado, o Peixe foi a 11 pontos e avançou pelo saldo de gols – apenas o campeão de cada chave avança.

Marcos Leonardo cobra pênalti e abre o placar para o Peixe no primeiro tempo – Ivan Storti / Santos
As emoções ficaram reservadas para os minutos finais. Os times começaram a partida com o freio de mão puxado até Sandry achar belo passe de carrinho para Marcos Leonardo, que sofreu pênalti, aos 35. O atacante cobrou forte no meio do gol para abrir o placar. Quando parecia que o Peixe iria para o intervalo na frente, Domingo acertou chute no ângulo, aos 45, sem chances para o goleiro João Paulo.

Segundo tempo

O Peixe intensificou a movimentação, seguiu no campo ofensivo e empillhou chances desperdiçadas. O time foi prejudicado com a não marcação de um pênalti aos dez minutos, quando Rwan Melo foi derrubado após choque dentro da área. O bandeira sinalizou pênalti, mas o árbitro ignorou e mandou o jogo seguir. Com dois jogadores a mais – Dátolo e Tanco foram expulsos – desde os 15 minutos do segundo tempo, o jogo virou um ataque contra defesa. Bruno Oliveira acertou a trave, e o goleiro Bologna garantiu o empate com grandes defesas.

SANTOS 1 x 1 BANFIELD (ARG)

6ª rodada do Grupo C da Sul-Americana
Data: 24/5/2022
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
SANTOS: João Paulo, Madson (Lucas Barbosa, aos 19’/2ºT), Velázquez, Eduardo Bauermann e Lucas Pires (Bruno Oliveira, aos 35’/2ºT); Camacho, Sandry (Gabriel Pirani, aos 27’/2ºT), Vinícius Zanocelo e Ricardo Goulart (Jhojan Julio, aos 19’/2ºT); Rwuan (Bryan Angulo, aos 27’/2ºT), Marcos Leonardo e Lucas Braga. Técnico: Fabián Bustos.
BANFIELD (ARG): Bologna; Coronel, Maciel, Tanco e Quinteiros; Domingo, Galoppo; Cuadra (Palacios, aos 14’/2ºT), Urzi (Cabrera, aos 13’/2ºT) e Dátolo; Juan Cruz (Gissi, aos 16’/2ºT). Técnico: Diego Dabove.
Árbitro: Augusto Menendez (PER)
Assistentes: Victor Raez e Jesus Cartagena (PER)
Cartões amarelos: Lucas Barbosa (SAN); Dátolo (BAN)

Cartões vermelhos: Dátolo, aos 8’/2ºT (BAN); Tanco, aos 15’/2ºT (BAN).
Gols: Marcos Leonardo, aos 36’/1ºT (1-0); Domingo, aos 45’/1ºT (1-1).
Público presente: 12.375
Renda:R$ 303.052,50  (Jogada 10)