O Atlético venceu o Del Valle por 3 a 1 no Mineirão, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, chegando a 11 pontos. Classificado para as oitavas de final de forma amtecipada. O atacante Hulk fez dois gols (em duas assistências de Allan), o time do Equador chegou a diminuir, mas Savinho, joia da base, marcou o terceiro do Galo nos acréscimos. Foram 28 mil torcedores do Atlético ao Gigante da Pampulha para mais um triunfo em 2022.
O atacante Hulk precisou de poucos minutos para marcar mais um gol no Mineirão, abrindo o placar. No segundo tempo, ainda anotou outra vez, na “humilhante” cavadinha. São 38 gols totais no estádio onde é o maior artilheiro desde a reinauguração. Hulk anotou o seu 18º gol na atual temporada (19 jogos), e soma 10 gols marcados na Libertadores com a camisa do Galo. Falta apenas um para igualar o artilheiro máximo do clube: Jô fez 11 em duas edições (2013 e 2014).
O Atlético estabeleceu uma marca inédita na história da Copa Libertadores. Nunca um clube ficou tantos jogos seguidos sem perder no torneio, até o Galo chegar a 18 partidas de invencibilidade. Recorde que supera os feitos de Sporting Cristal (década de 60) e o Flamengo (2020-21), que ficaram 17 jogos invictos. A sequência do Galo começou na última partida da fase de grupos de 2019 (eliminado), durante toda a campanha de 2021 (eliminado sem perder na semifinal), e os cinco jogos da edição atual.
A vitória do Atlético foi fechada nos acréscimos. O jovem meia-atacante Savinho, que completou 18 anos no mês passado, recebeu na ponta direita, cortou para a canhota e acertou um chute no ângulo, para encerrar o triunfo e se tornar o jogador mais jovem da história do Galo a balançar as redes em um jogo de Libertadores. Savinho ficará pouco tempo no Atlético, pois está vendido por 6,5 milhões de euros ao Grupo City, para julho.
O Atlético perdeu o meia-atacante Matías Zaracho na véspera do confronto contra o Del Valle. O argentino sofreu lesão na coxa direita durante o treinamento de quarta-feira. Já iniciou tratamento na fisioterapia. O DM do Galo ainda tem Keno e Vargas, também com lesões na coxa, além de Dodô, que se recupera de cirurgia no joelho. O lateral Mariano (edema) e Diego Godín voltaram a serem relacionados.
Turco Mohamed prometeu o time pressionando, e cumpriu. O Atlético foi para cima, venceu os duelos individuais, e abriu o placar aos 8 minutos com Hulk. Boa jogada iniciada na defesa. Passe de Sasha para Allan, que avançou e deu linda assistência para o artilheiro tirar do goleiro com a canhota. O Galo levou sustos. O Del Valle teve uma grande chance com Billy Arce, nas costas de Guga, acertando a trave. O Atlético parecia desconfortável com Nacho aberto na esquerda, teve oportunidade de ampliar – Ademir fez chutes perigosos e o próprio argentino, duas vezes, por pouco não marcou.
2º tempo
O Independiente del Valle chegou a reagir e colocar fogo na partida quando William Vargas aproveitou falha defensiva na área do Galo e mandou no cantinho rasteiro de Rafael. Para o bem do Atlético, entretanto, Hulk já havia feito o segundo gol, em bela cavadinha após lançamento perfeito de Allan. Mohamed mudou o sistema de jogo, colocou Mariano na vaga de Sasha, adiantando Guga. Depois, fez trocas por questões físicas. O Atlético passou a juntar as duas últimas linhas, teve momentos tensos com o Del Valle indo para cima, até a explosão final no gol de Savinho.
(GE)