O Santos pressionou, insistiu, e arrancou quase a fórceps uma vitória por 1 a 0 sobre o Unión La Calera na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, que deixa o time perto da classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em um jogo com quatro bolas do Peixe na trave, confusões e mais de 15 minutos de acréscimo no fim, Lucas Barbosa fez a Vila Belmiro explodir com o gol salvador aos 56 do segundo tempo, após lançamento de Sandry e chute sem chances para o goleiro rival.

Agora, o Peixe ultrapassa o rival chileno e só depende de si para avançar – só o primeiro de cada chave se classifica. A equipe de Fabián Bustos amassou o rival, parou na trave quatro (isso mesmo, quatro!) vezes e saiu premiada no fim, mesmo depois de confusões, acréscimos quase infinitos e a expulsão de Léo Baptistão.

Como fica?

A vitória leva o Santos aos 10 pontos, na liderança do Grupo C, contra oito do Unión La Calera. Na última rodada, os chilenos pegam o Universidad de Quito, enquanto o Peixe recebe o já eliminado Banfield – uma vitória simples garante a classificação às oitavas.

Primeiro tempo

Com uma formação diferente dos últimos jogos, o Santos teve dificuldades em se ajustar no ataque, mas perdeu a chance de abrir o placar logo no primeiro minuto, quando Rwan Seco fez boa jogada pela direita e rolou para Ricardo Goulart, sem goleiro e na pequena área, mandar por cima do gol do Unión La Calera. Depois disso, o Peixe continuou no controle das ações, mas errou muitos passes entre meio-campo e ataque e permitiu contragolpes do time chileno – que não aproveitou e só levou perigo em um gol de cabeça de Sáez, mal anulado por impedimento. Marcos Leonardo, artilheiro do Peixe, pegou pouco na bola, enquanto Goulart teve outra boa chance após trama pela direita, mas chutou em cima da zaga adversária.

Ricardo Goulart em Santos x Unión La Calera

Ricardo Goulart em Santos x Unión La Calera (Foto: Fernanda Luz/AGIF)

Segundo tempo

O Santos voltou mais ligado e amassou o Unión La Calera desde o primeiro minuto, quando colocou duas bolas na trave em menos de quatro minutos – primeiro numa cabeçada de Pedro Henrique contra o próprio gol, depois numa outra jogada aérea em que Ricardo Goulart também ficou no quase. Fabián Bustos começou a fazer substituições com a intenção de empurrar ainda mais o rival – Léo Baptistão e Rodrigo Fernández entraram, seguidos de Lucas Barbosa, Angulo e Lucas Pires.

Apesar da posse de bola, o ritmo do Santos foi diminuindo aos poucos, e o La Calera aproveitou para parar mais o jogo e tentar segurar a bola no campo de ataque, claramente satisfeito com o 0 a 0. O árbitro deu inicialmente cinco minutos de acréscimo, mas, sem jogo e com confusões, o tempo se estendeu para mais de 15. Após expulsões de Léo Baptistão e Ramírez, o Peixe teve uma última chance em lançamento de Sandry, que Lucas Barbosa finalizou e fez explodir a Vila Belmiro.

Marcos Leonardo em Santos x Unión La Calera

Marcos Leonardo em Santos x Unión La Calera (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Próximos jogos

O Santos volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Ceará, às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. (GE)