Com um time formado inteiramente por reservas e jogadores das categorias de base, o Cuiabá foi ao estádio Centenário, no Uruguai e cravou a sua primeira vitória internacional fora de casa. Com boa atuação de toda a equipe, o Dourado derrotou o River Plate por 2 a 1 e chegou a 6 pontos, se desgarrando do próprio time uruguaio com quem dividia a lanterna de seu grupo na Copa Sul-Americana. André Luís, num golaço no primeiro tempo e outro na etapa final, marcou para a equipe cuiabana. Walter Clar descontou para os uruguaios, aos 50 minutos do segundo tempo.

Comandado pelo técnico da equipe sub-20,  Wiliam Araújo, o Cuiabá mesmo cheio de reservas, mostrou bom futebol e foi melhor que seu adversário durante maior parte do tempo. Ao final do jogo, o Dourado ainda comemorou o fim de uma sequência ruim de cinco jogos sem vitória entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana, onde ainda terá seu último compromisso jogando fora de casa contra o Melgar, no Peru. A equipe cuiabana já está eliminada do torneio, mas busca um bom desfecho para coroar sua participação no evento.

O Cuiabá, com seis pontos, está em terceiro lugar. O River Plate uruguaio é lanterna, com três. Os líderes são  Melgar-PER e Racing-ARG, que têm nove pontos e se enfrentarão na rodada. Na Sula, apenas o campeão de grupo avança às oitavas.

Apenas Felipe Marques e Igor Carius são do time principal. Rafael Gava e André Luis também são conhecidos. Já jogadores como Joaquim Henrique, Lucas Cardoso, Rikelme e Nescau são considerados ‘garotos’ das equipes de base.

O JOGO

O Cuiabá não entrou com força máxima, pois os principais jogadores ficaram em Mato Grosso treinando para o duelo de sábado contra o Internacional, pela Série A. Pesou para isso o time não ter mais chance de classificação.  Com muitos garotos e reservas, o Cuiabá equilibrou o jogo no primeiro tempo. Levou alguns sustos (o goleiro João Carlos fez boas defesas), mas viu André Luís ser muito feliz aos 42 minutos. O atacante recebeu de Osorio, tirou dois marcadores e tocou encobrindo o goleiro Ichazo.

No segundo tempo, o River pressionou muito e teve a posse de bola. Porém, foi o Cuiabá que teve os ataques mais perigosos: um chute na trave de André Luís e um gol de Nescau, anulado por impedimento. Aos 45, o Cuiabá ampliou. Gava viu André Luís bem posicionado e o atacante fez o seu segundo gol no jogo. No ultimo lance da partida, Walter Clar descontou para o River ao dominar na área e chutar no canto direito de João Carlos.

RIVER PLATE-URU 1 X 2 CUIABÁ

5ª rodada do Grupo D da Sul-Americana
Data: 18/5/2022
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU)

RIVER PLATE: Ichazo; Maxi Pereira, José Aja (Walter Clar, no Intervalo) , Salaberry e Brunelli; Nicolás Fonseca (Castro, no Intervalo), Marcos Montiel, Pablo López e Gonzalo Napoli (Afonso, aos 35′ do 2ºT); Lavega (Ocampo, aos 20′ do 2ºT)  e Nicolás Sosa (Borbas, aos 20′ do 2ºT). Técnico: Gustavo Diaz

CUIABÁ: João Carlos; Guilherme (Alexandre melo, no Intervalo), Joaquim Henrique, Juan Ojeda e Igor Cariús; Kelvin Osorio, Rafael Gava, Marquinhos e Lucas Cardoso (Rikelme, aos 34′ do 2ºT); Felipe Marques (Nescau, aos 10′ do 2ºT) e André Luís. Técnico: William Araújo.
Gols: André Luís, aos 35′ do 1ºT (0-1); André Luís, aos 45′ do 2ºT (0-2); Walter Clar, aos 50′ do 2ºT (1-2)
Árbitro: Cristian Garay (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann e Claudio Rios
Cartões amarelos: Sosa, Napoli (CUI); Guilherme (CUI)