Na noite da última terça-feira, a Unidade de Comissão Disciplinar da Conmebol anunciou que multou a Universidad Católica em 30 mil dólares (pouco mais de R$ 149 mil na cotação atual). A advertência se deu por causa de atos racistas de um torcedor durante o jogo contra o Flamengo, pela terceira rodada da Libertadores. Na ocasião, um homem fez gestos de um macaco em direção à torcida rubro-negra.
A Conmebol também anunciou punições em relação aos atos de vandalismo provocados por parte da torcida da Universidad Católica. Vale lembrar que, na ocasião, pedras e um sinalizador foram arremessados em direção aos flamenguistas.
Nesse sentido, o clube será obrigado a fechar o setor “Tribuna Ignacio Preito” do Estádio San Carlos de Apoquindo nas próximas três partidas que forem de competições organizadas pela Conmebol. Além disso, o clube chileno também deverá pagar uma multa de 40 mil dólares (pouco mais de R$ 198 mil).
A decisão, contudo, cabe recurso perante a Comissão de Apelações da Conmebol. O prazo que a Universidad Católica tem para se manifestar é de sete dias contados desde o dia seguinte da notificação da decisão da entidade. (Jogada 10)