Análise preliminar no local do acidente entre um ônibus da empresa Itamaraty e um rodotrem (tipo de caminhão) indica que o veículo que transportava 46 passageiros teria invadido a pista contrária durante uma ultrapassagem. A grave colisão aconteceu no km 799 da BR-163, em Vera, no final da manhã de terça-feira (17).
Conforme o perito oficial criminal Leandro Valendorf, as análises no local do acidente, como marcas de frenagens na pista, permitiram identificar que o ônibus trafegava no sentido Sorriso – Sinop, e o caminhão no sentido oposto, quando o ônibus invadiu a faixa e produziu a colisão na lateral da carreta.
Em decorrência dessa colisão houve danos no ônibus que acabaram por atingir os passageiros. A Gerência de Criminalística da Politec de Sinop foi requisitada para a realização da perícia para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Os motivos que contribuíram para o acidente ainda serão analisados pela perícia e constarão no laudo pericial. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que oito pessoas morreram no acidente.
A informação anterior era de 11 óbitos, mas foi corrigida na manhã desta quarta-feira (18). A grave colisão deixou 46 vítimas no veículo de transporte de passageiros e uma no veículo de carga. Diante da complexidade da situação, vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Sorriso, que recebeu 11 feridos; e também para o Hospital Regional Jorge Abreu, de Sinop, inclusive com a utilização de helicóptero da Ciopaer.
Conforme o superintendente da PRF em Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena, a suspeita é de que o motorista do ônibus tenha dormido ao volante. O veículo saiu de Cuiabá por volta da meia-noite e teve um problema mecânico em Lucas do Rio Verde, onde ficou parado por quatro horas.
Portanto, o motorista estaria em uma jornada de trabalho de mais de dez horas. As vítimas que morreram são: Sidinei Oliveira Cardoso, 48 anos, Carlos André, 14 anos, que são mãe e filho. Sidinei estava voltando para Sinop, onde morava, após participar de um ato público em defesa da categoria, na segunda-feira (16), em Cuiabá. Também estão entre as pessoas que morreram Brenda Nunes Ronsoni, 24 anos, que morava em Água Boa, Deborah Costa, idade não divulgada, e Pedro Henrique Rodrigues Leal Pinto, 21 anos. Ele era estudante do 7º semestre de Ciências Contábeis e havia se mudado há pouco tempo para Sinop depois de conseguir um emprego.