O Grêmio manifestou, na tarde desta terça-feira, a intenção de se juntar ao grupo da Liga do Futebol Brasileiro, a Libra. O clube gaúcho, no entanto, propõe debates para tratar dos critérios que definirão a divisão dos valores para as equipes.
Na nota publicada, o Grêmio diz que, para que a adesão se concretize, pretende que alguns assuntos sejam debatidos. O presidente Romildo Bolzan esteve em uma reunião nesta segunda-feira, em São Paulo, com representantes dos clubes integrantes da Libra para conversar sobre o assunto.
No entendimento do Tricolor, alguns critérios objetivos colocados para mensurar a divisão dos valores por cada clube poderiam ser modificados. O presidente gremista também acredita que a diferença das propostas para divisão dos recursos, a longo prazo, aumentaria a distância financeira entre os clubes.
Propostas do Grêmio
- maior justiça na distribuição dos recursos;
- eliminação de decisões por unanimidade;
- aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento;
- gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente.
Nesta segunda-feira, um grupo de 25 clubes se reuniu no Rio de Janeiro para debater uma aproximação à Libra. O Grêmio não esteve presente por conta do encontro em São Paulo e serviu também como interlocutor do grupo de clubes ainda sem um “lado” com parte dos integrantes da Libra.
Estiveram nesta reunião no Rio os seguintes clubes: América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Brusque, Chapecoense, CRB, Criciúma, CSA, Guarani, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport e Vila Nova.
Este grupo negociará com a Libra , que conta com a adesão de Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco. A intenção é ter um acordo para que todas as equipes da Séries A e B possam estar do mesmo lado.
Confira a nota do Grêmio
“O Grêmio comunica, após realizar os devidos ritos de debates internos, a intenção de aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Para que tal propósito se concretize, o Clube ainda sugerirá nos debates posteriores que sejam obedecidas as seguintes pautas: maior justiça na distribuição dos recursos; eliminação de decisões por unanimidade; aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento; gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente.
O Grêmio reitera o desejo de contribuir para a consolidação da Libra, buscando a maior convergência possível para todos os clubes das séries A e B.” (GE)