Design diferenciado, segurança e tecnologias avançadas, além de menor desgaste de uso. Esses itens fazem parte do checklist básico da agroindústria para um transporte de carga e safra mais otimizado. Por esse motivo, as montadoras estão investindo em tecnologia para alcançar um diferencial e aumentar o mercado, principalmente no agronegócio.

Nesse quesito, em Mato Grosso, a holandesa DAF tem ganhado espaço por apresentar um ponto crucial ao comprador, a economia de até 14% no consumo de combustível. Fator que passou a ser ainda mais relevante devido às crescentes altas nos valores do produto no cenário nacional e internacional. Ainda mais se considerarmos o volume necessário para transportar os grãos produzidos no estado na safra 2021/2022.

Serão 265,7 milhões de toneladas de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “O modelo do veículo é de extrema importância para dimensionar a frota e sua gestão no agronegócio, pois é preciso avaliar o melhor custo x benefício no transporte”, pontua o diretor da Caramori DAF no estado, Sandro Caramori.

O mais novo modelo da concessionária, o XF, desenvolveu uma aerodinâmica que impacta sobre toda a sua capacidade operacional. O veículo é equipado com motor PACCAR MX-13 e tem um visual robusto, o que o torna preparado para aguentar as longas distâncias e estradas brasileiros. Ainda assim é luxuoso, característica que garante mais comodidade e conforto para quem o dirige.

Os caminhões podem circular a 900 rpm, o que resulta em níveis de ruído equiparáveis a automóveis de luxo. Além disso, inovações diminuíram os custos por conta de desgaste, como o controle de embreagem. Agora a peça está dentro da própria carcaça e protegido contra danos causados por água e sujeira.

“Os gastos de manutenção e reparo impactam de forma significativa nos resultados da produção agrícola. E tudo isso foi planejado”, diz Caramori. Em 2021, a empresa teve recorde de vendas e um total de 5.600 veículos emplacados.

O número representa um crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas no anterior, ainda em 2020. Até o momento, já são quase 19 mil caminhões das linhas XF além de outro modelo da marca, a CF, rondando pelas estradas do país. “É uma marca que consegue atender de forma peculiar as necessidades para o transporte de cargas do nosso agronegócio”, finaliza Sandro Caramori.

 

Com as safras atingindo recordes em comercialização, o setor de caminhões tem bastante a comemorar. Em 2021, o setor cresceu 48,6%. E em janeiro deste ano, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o aumento foi de 17,33% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Caramori

A Caramori DAF atua em pontos estratégicos no estado de Mato Grosso desde 2013, com concessionárias DAF e lojas de peças multimarcas TRP. Atualmente, possui sede administrativa em Cuiabá e filiais em Sinop, Rondonópolis e Água Boa. Para saber mais sobre a marca acesse o www.caramoridaf.com.br