Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país. De acordo com o instituto, o frio começa neste domingo (15), no sul do país, e avança em direção ao norte do Brasil.
Em sendo assim,  para Mato Grosso, a previsão é de que essa frente fria chegue no sul do Estado a partir desta segunda-feira, podendo chegar com força a Cuiabá no decorrer desta semana, e fazendo a temperatura despencar à mínima de 8 graus Célsius.

Em Chapada dos Guimarães, normalmente a cidade com inverno mais rigoroso, em Mato Grosso, a mínima chega a 7 graus Célsius, nesta quarta-feira (18).

O Inmet aponta que neste domingo o calor ainda predomina em Cuiabá com a temperatura alcançando até 35 graus Célsius. Já na segunda-feira (16.05), a previsão é de céu nublado e temperatura variando de 23 graus Célsius a 29 graus Célsius. NA terça-feira, a previsão é de temperatura mínima de 21 graus Célsius.

Na quarta, cai para 15 graus Célsius e, quinta-feira, a previsão é de que a temperatura mínima possa chegar a 8 graus Célsius em Cuiabá e a máxima chegue a 21 graus Célsius.

Vem geada  

Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.

Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.

“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explica o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.