O Botafogo assinou sua filiação à Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e se tornou o décimo clube a fazer parte da associação, sendo o terceiro carioca, além de Flamengo e Vasco no Rio de Janeiro. As outras equipes já filiadas à entidade são Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro e Ponte Preta.
À noite, o Botafogo publicou uma nota oficial no site do clube, em que o investidor John Textor comemora a parceria.
– O Botafogo tem a honra de se juntar aos principais clubes do futebol brasileiro. Traçamos um caminho para posicionar a LIBRA entre as principais e mais competitivas ligas do mundo – disse.
– Fiquei impressionado com a recepção calorosa que recebemos de um grupo com grandes dirigentes do esporte nacional. Também fiquei surpreso com a mente aberta do grupo e suas novas ideias. Ficou óbvio que teríamos grande sucesso juntos em levar o futebol brasileiro de volta ao seu lugar de direito no mundo. Podemos lutar uns contra os outros em campo, mas seremos imbatíveis enquanto parceiros para a construção de uma Liga para deixar os brasileiros orgulhosos – concluiu.
Nos últimos dias, John Textor liderou as conversas para definir a que grupo o Botafogo se filiaria. Dono de 90% das ações do futebol alvinegro, o empresário americano optou pela adesão à Libra. Ele viajou para São Paulo na última quinta para conversar com representantes da liga e discutir os melhores modelos.
Na semana passada, quando os primeiros seis clubes assinaram a criação da entidade, o Botafogo inicialmente não entrou. Mais: assinou um nota oficial, junto com outros 13 clubes da Série A, que exigiam mudanças na divisão dos recursos para fazer parte de uma futura liga.
A situação mudou nos dias seguintes, à medida que o Botafogo foi se aproximando do grupo formado por Flamengo, Vasco, clubes paulistas e Cruzeiro. Tanto que o Alvinegro se recusou a endossar as duas notas seguintes do “grupo dos 23”, formado pelo “Forte Futebol” e demais times descontentes com a proposta inicial da Libra. (GE)