Uma fila enorme se formou durante a entrega dos novos cartões do benefício social ‘Ser Família Emergencial’, em Cuiabá, nesta quinta-feira (12). A troca dos cartões começou às 8 horas, no pátio externo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc) que fica na Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão, no bairro CPA-I (Morada da Serra).
Imagens que estão circulando nas redes sociais mostram muitas pessoas à espera dos novos cartões, incluindo mulheres com crianças de colo e idosos.
O auxílio-emergencial beneficia, em todo o estado, aproximadamente 100 mil famílias, que recebem R$ 200 a cada dois meses para a compra exclusiva de alimentos.
O programa Ser Família Emergencial foi criado pelo governo no ano passado para ajudar famílias de baixa renda.
A princípio, o programa duraria de maio a setembro do ano passado, mas o governador Mauro Mendes (UB) decidiu, em consenso com os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para que o benefício fosse prorrogado até dezembro deste ano. Por isso, uma nova licitação foi realizada.
A Setasc é responsável por controlar esse benefício. De acordo com o governo, houve a rescisão do contrato com a empresa anterior por descumprimento do serviço.