Pela primeira vez em pouco mais de dois anos, a rede municipal de Saúde de Cuiabá não registra pacientes internados com covid-19. Durante toda a pandemia, a Capital acumulou 132 mil casos da doença e mais de 3.600 óbitos, mas, de acordo com a prefeitura, nesta quarta-feira (11), todas as unidades de saúde do município zeraram as internações pela doença.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), fez questão de comemorar a notícia. “Esta é a notícia que eu mais esperei durante esses 2 anos, desde que a pandemia começou: não temos mais pacientes internados por covid na rede municipal de saúde”, celebrou.

“Passamos por momentos duríssimos, de falta de leitos de UTI em todo o estado de Mato Grosso e em todo o Brasil. Sofremos muito com as mais de 3600 mortes em Cuiabá e mais de 660 mil no país. É uma felicidade imensa constatar que finalmente esta pandemia está dando sinais de que está realmente indo embora e que poderemos viver com mais tranquilidade daqui por diante”, completou.

A prefeitura ainda destacou a importância da campanha de vacinação para a redução dos números. Em Cuiabá, a cobertura vacinal (1ª e 2ª doses) da população acima de 18 anos já ultrapassou os 91%. Dentro do público de 12 a 17 anos, 81% recebeu a primeira dose e 53% recebeu as duas. O público que ainda está com baixa cobertura vacinal é o das crianças de 5 a 11 anos, com cerca de 35% de primeira dose e 16% com as duas doses.

“O alto percentual de vacinação entre as faixas etárias maiores permitiu uma grande desaceleração na circulação do vírus, por isso mesmo com a baixa porcentagem de vacinação entre as crianças, a transmissão está diminuindo cada dia mais”, enfatizou o prefeito.

Para Emanuel, Cuiabá está no caminho certo. “O último óbito que tivemos por Covid em Cuiabá foi em 30 de abril. Entramos no mês de maio sem nenhuma morte decorrente do coronavírus e espero que continuemos assim. Vamos continuar com a vacinação e estaremos sempre alertas, pois se houver qualquer chance dos números voltarem a aumentar, não vamos medir esforços para proteger nossa população”, finalizou.

A prefeitura, entretanto, ponderou que o Hospital Referência covid-19 ainda atende 16 pessoas, sendo que 10 delas estão internadas em leitos de UTI, com sequelas da covid-19.

ORIENTAÇÃO 

A prefeitura orienta que, caso alguém tenha algum sintoma de covid-19, deve fazer isolamento e procurar uma unidade de saúde para buscar atendimento para manejo clínico e testagem.