Rogério Ceni surpreendeu na escalação do São Paulo no domingo, no empate por 1 a 1 com o Fortaleza, no Castelão, pela quinta rodada do Brasileirão, ao optar por iniciar o confronto com André Anderson entre os titulares. Foi a primeira vez do meia iniciando um confronto. A análise é de Eduardo Rodrigues para o GE. Confira:
Antes do jogo, Ceni explicou que gostaria de dar mais mobilidade, o colocando atrás dos atacantes. Isso fez com que Alisson atuasse mais próximo de Calleri e Igor Gomes ficasse mais recuado. No primeiro tempo, a ideia não funcionou.
Diante do rendimento péssimo no primeiro tempo, foi necessário fazer algumas mudanças. Luciano entrou na vaga de André Anderson, e Rodrigo Nestor saiu para a entrada de Patrick. Ainda no primeiro tempo, Andrés Colorado precisou ser substituído por Pablo Maia por dores na coxa direita.
As mexidas não fizeram o time dar um salto de rendimento, mas pelo menos foi possível ter uma equipe mais incisiva e com mais opções no ataque. Aos 11 minutos, Igor Gomes – que passou a ser o armador – achou um bonito passe para Luciano abrir o placar.
O resultado fazia o São Paulo saltar para a terceira posição do Campeonato Brasileiro naquele momento, e as coisas pareciam se encaixar para o time depois do gol. A equipe manteve a posse de bola e criou mais chances.
Mas um vacilo, aos 23 minutos, fez tudo cair por terra. Yago Pikachu avançou todo o campo pela direita sem a bola e pediu um cruzamento na segunda trave para Juninho Capixaba. O lateral foi preciso no passe, e Pikachu acertou um chute de primeira, sem chances para Jandrei.
Fortaleza x São Paulo — Foto: Lucas Emanuel/AGIF
A atuação foi um enorme contraste com o que aconteceu no último jogo fora de casa, pelo Brasileirão. Contra o Red Bull Bragantino, na terceira rodada, o São Paulo teve 21 finalizações e deu indícios de que aquele era um novo momento para a equipe.
No domingo, foram cinco finalizações, sendo que apenas três foram em direção ao gol. Na entrevista coletiva, Rogério Ceni confessou que faltou efetividade ao Tricolor e que é um ponto que precisa de melhora.
A queda de rendimento liga um sinal de alerta às vésperas de um jogo que vale a classificação na próxima fase da Copa do Brasil. E, apesar do São Paulo ser mandante, a partida de quinta-feira, às 19h30, será na Arena Barueri devido a um show no Morumbi dias antes.
A equipe tem tido dificuldades longe de seu estádio.
Com três dias de respiro até o duelo contra o Juventude, o Tricolor deve levar o que tem de melhor para a partida classificatória. Pelo Brasileirão, o próximo jogo será no domingo, às 16h, contra o Cuiabá, no Morumbi. (Eduardo Rodrigues/GE)