O vereador Maurício Gomes (PSB), de Sorriso (distante 402 quilômetros de Cuiabá) assumiu a coordenação nacional de Diversidade da União dos Vereadores do Brasil (UVB). A comissão acaba de ser criada com a finalidade de garantir os direitos e prerrogativas dos vereadores e vereadores LGBTQIA+ em todo o país.
“É um momento histórico para mim e para Mato Grosso, já que sou o primeiro coordenador da comissão. Será um trabalho muito importante coordenar a Diversidade UVB, pois vamos lutar contra as violências sofridas pelos parlamentares LGBTQIA+, que são desrespeitados muitas vezes por outros vereadores quando fazem uso da tribuna para atacar”, aponta Maurício.
Com uma agenda que conta com reuniões bimestrais, cada vez em um estado, a coordenação servirá para fortalecer o combate à violência contra os vereadores LGBTQIA+ que são cerceados ou perseguidos em razão de sua identidade.
“Somos representantes legitimados pelo povo e nossa atuação parlamentar não está vinculada à nossa identidade de gênero ou sexualidade. A iniciativa da UVB em criar a coordenação nacional voltada a este debate servirá como referência a todos os vereadores da diversidade que sofrem algum tipo de perseguição”.
Maurício Gomes, em 2018, quando foi candidato a deputado estadual, também já sofreu ataques homofóbicos, quando agressores pularam o muro de sua casa, em Sorriso, quebraram seu carro e picharam sua casa com frase criminosa.
No PSB-MT, Maurício é uma das principais lideranças LGBTQIA+ no partido, tendo participação de destaque na articulação dos temas ligados à causa.