Diagnosticada com a doença de lúpus, Geilza Gomes Filho, precisava de uma série de serviços públicos para aplacar algumas das suas dificuldades em decorrência de sua condição social de baixa renda e de saúde. Entre esses serviços, ela buscava atendimento médico para conseguir encaminhamento de uma dermatologista. Mas ao chegar no local onde ocorria a ação do Ribeirinho Cidadão na Escola de Santa Elvira (distrito rural de Juscimeira) descobriu que poderia resolver várias outras questões. Ela buscava há meses uma forma de se cadastrar junto à Prefeitura de Juscimeira no Cadastro Único e, com isso, buscar benefícios aos quais pode ter direito.
Leia Também:
– Moradores de Agrovila das Palmeiras são atendidos em projeto do Judiciário e parceiros
– Moradores de Agrovila das Palmeiras são atendidos em projeto do Judiciário e parceiros
Leia Também:

Com o tratamento da doença, que agride sua pele e a impede de realizar atividades que a exponham ao sol, os custos de vida de Geilza aumentaram e sair do local onde mora para ir até o município de Juscimeira passou a ser uma barreira. Com a chegada da expedição, Geilza não só conseguiu ser encaminhada a um médico especialista, como retirar sua medicação de alto custo e tomou conhecimento de que seria possível, após a inclusão no CadÚnico, ser beneficiada com o cadastro de baixa renda junto à Energia, empresa parceira do projeto.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setasc) enviou à expedição as servidores Roselei Hendges da Cruz, Paola Almeida de Oliveira e Evanildes Dias de Oliveira, todas com histórico de relevantes serviços prestados e qualidade no atendimento social. Alguns dos serviços prestados pela Setasc são segunda via de certidões de nascimento casamento e óbito; plastificação de documentos e fotografias 3×4, para documentos.
Além do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, participam do Ribeirinho Cidadão, a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, a Secretária de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Casa Civil, Proteção e Defesa Civil – Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, POLITEC – Perícia Oficial e Identificação Técnica, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, Grupo Especial da Fronteira – GEFRON – PMMT, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental – PMMT, Corpo Musica da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Receita Federal, Juizado Volante Ambiental – JUVAM, Ministério Público do Estado de Mato Grosso Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, SESC Pantanal, Energisa, Cartório do 2º Ofício de Santo Antônio de Leverger, Cartório de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Barão do Melgaço, Consórcio Regional de Saúde – Saúde Sul Mato Grosso, Marinha do Brasil e NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
(Texto de Andhressa Barboza / Fotos: Alair Ribeiro – Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br)
