O Palmeiras é o primeiro time classificado para as oitavas de final da Libertadores. Na noite desta terça-feira (3), a equipe jogou em ritmo de treino e goleou por 5 a 0 o Independiente Petrolero em Sucre, na Bolívia. Raphael Veiga (três vezes), Navarro e Murilo anotaram os gols da partida. Com o resultado, o Verdão lidera o Grupo A, com 12 pontos e 100% de aproveitamento. O Independiente Petrolero segue na lanterna, com um. No outro jogo da rodada, o Emelec (cinco pontos) bateu o Deportivo Táchira (quatro) por 4 a 1 na Venezuela.
Mesmo com força máxima, o Palmeiras iniciou o jogo buscando adaptação ao gramado e à altitude de Sucre. Aos poucos, o time de Abel Ferreira impôs sua superioridade técnica. Tudo ficou mais fácil quando Silva colocou a mão na bola, e Raphael Veiga converteu o pênalti, como de costume. Pouco depois, o meia aproveitou assistência de Dudu para ampliar. Com tamanha facilidade, o Verdão abusou do capricho e desperdiçou chances de golear. Os bolivianos se arriscaram um pouco e levaram perigo em cabeceio de Cristaldo para defesaça de Weverton. O atacante ex-Palmeiras acabou expulso por cotovelada em Murilo, assim como o técnico Marcelo Robledo.
Segundo tempo
A etapa final não chegou a ser a avalanche do duelo no Allianz Parque. Mas a facilidade com a qual o Verdão jogou foi impressionante. Veiga, em mais uma noite de gala, acertou um lindo chute de fora da área para fazer o seu terceiro gol na partida: 3 a 0 Palmeiras. Com o placar resolvido, Abel Ferreira rodou a equipe. Navarro aproveitou a nova chance e anotou o quarto, com Murilo fechando a goleada. E poderia ter sido muito mais.
INDEPENDIENTE PETROLERO (BOL) 0 x 5 PALMEIRAS
4ª rodada do Grupo A da Libertadores
Data: 12/4/2022
Local: Olímpico Patria, Sucre (BOL)
INDEPEDIENTE PETROLERO: Ayala; Velásquez, Francisco Silva, Chiatti e Alaca; Florenciañez (Yesit Martínez, aos 33′ do 2ºT), Joel Bejarano (Acuña, aos 40′ do 2ºT), Luis Alí (Medina, intervalo) e Robin Ramírez (Velasco, aos 40′ do 2ºT); José Correa (Reina, aos 20′ do 2ºT) e Cristaldo. Técnico: Marcelo Robledo.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, intervalo), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino, aos 29′ do 2ºT), Zé Rafael e Raphael Veiga (Scarpa, aos 20′ do 2ºT); Gabriel Veron, Dudu (Wesley, aos 20′ do 2ºT) e Rony (Rafael Navarro, intervalo). Técnico: Abel Ferreira.
Gols: Raphael Veiga, aos 16′ do 1ºT (0-1); Raphael Veiga, aos 21′ do 1ºT (0-2); Raphael Veiga, aos 14′ do 2ºT (0-3); Navarro, aos 24′ do 2ºT (0-3); Murilo, aos 28′ do 2ºT (0-5).
Árbitro: Nicolas Lamolina (ARG)
Assistentes: Maximiliano Del Yesso (ARG) e Daiane Milone (ARG)
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Rony, Wesley (PAL); Alaca (INP).
Cartão vermelho: Cristaldo, aos 46′ do 1ºT (INP); Juan Robledo/técnico, aos 46′ do 1ºT (INP) (Jogada 10)