O técnico da seleção brasileira masculina, Tite, convoca na próxima semana para os amistosos de junho. Embora ainda careça de confirmações, os jogos previstos são contra a Coreia do Sul, o Japão e a Argentina, no início do mês que vem.
Ao fim de mais uma rodada de observações de auxiliares pela Europa – e de parte da comissão técnica em território nacional -, seja com 23 nomes ou até 26, a comissão de Tite vai ter trabalho para fechar a lista de convocados.
Neste fim de semana, três jogadores convocáveis marcaram. Richarlison – que pode ser suspenso pelo gesto após o gol – pelo Everton, contra o Chelsea de Thiago Silva, Rodrygo, com dois gols no jogo do título do Real Madrid. E ainda Gabriel Jesus, que voltou com tudo ao time de Guardiola.
Richarlison comemora gol do Everton sobre o Chelsea — Foto: Reuters
Desde a última lista de Tite, em 11 de março, quando não foi convocado, o atacante do Manchester City fez nove partidas, marcou sete vezes, deu três assistências e recuperou espaço no grupo de Pep Guardiola. Agora, alternando ainda mais deslocamento pelas pontas com a presença na área.
Na última convocação, Tite chamou sete atacantes. Foram eles: Antony, Gabriel Martinelli, Neymar, Raphinha (que terminou cortado por Covid-19), Richarlison, Rodrygo e Vini Jr. Desta vez, o treinador vai ter à disposição Matheus Cunha, que estava lesionado, e tem a dúvida de Antony, que tem lesão no tornozelo e ainda não voltou a jogar desde que voltou da convocação de Tite.
Ou seja, são pelo menos nove nomes para sete ou seis vagas. As disputas envolvem os centroavantes da lista de Tite, com quatro candidatos no futebol europeu: Richarlison, Matheus Cunha, Gabriel Jesus e Roberto Firmino, em temporada na reserva e com menos minutos desde que chegou ao Liverpool. Dos que atuam no Brasil, os nomes no radar de Tite são de Gabigol e Pedro, do Flamengo, e Hulk, do Atlético-MG.
A outra disputa, no lado direito, em caso de ausência de Antony pode beneficiar Rodrygo, que atua nos dois lados – inclusive fez belo gol em tabela com o brasileiro lateral-esquerdo Marcelo na vitória do título do Real Madrid no fim de semana -, mas pode ocupar aquela faixa com Tite.
Na Inglaterra, com cruzamento de Gabriel Martinelli, o zagueiro Gabriel Magalhães, que tem duas convocações e pediu dispensa da última para acompanhar o nascimento do filho, fez seu quarto gol na temporada – a segunda dele pelo Arsenal, em quarto lugar na Premier League.
Ele luta pela vaga na lista de Tite – que tem chamado Felipe, do Atlético de Madrid, e também observa a recuperação de Lucas Veríssimo.
Embora seja difícil de considerar Evanilson, de 22 anos, na disputa lista para esta Copa, o ex-jogador do Fluminense segue em boa forma no futebol europeu. Ele marcou seu 14º em 28 jogos pelo Porto, perto do título no Campeonato Português.
A agenda da Seleção:
Em junho (amistosos):
- 2 de junho – Coreia do Sul x Brasil – na Coreia do Sul
- 6 de junho – Japão x Brasil – no Japão
- 11 de junho – Brasil x Argentina, em Melbourne
Em setembro:
- Brasil x México – amistoso
- Brasil x Argentina – valendo pelas Eliminatórias
Copa do Mundo – em novembro e dezembro:
- Apresentação prevista para 14 de novembro – com treinos na Europa, na Espanha, Itália ou Inglaterra, até o dia 19, antes de viajar para Doha
- Dia 24 – 16h – Brasil x Sérvia
- Dia 28 – 13h – Brasil x Suíça
- Dia 2/12 – 16h – Camarões x Brasil (GE)