Nesta segunda-feira (2), dois dias antes do prazo final para regularização do título de eleitor, há registro de formação de fila em frente à Casa da Democracia, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Conforme divulgado pela reportagem, o período final para regularização do documento termina na quarta-feira (4). A pessoa que estiver com o título irregular depois da data não poderá votar nas eleições de outubro deste ano.
Há algumas semanas, ações têm sido encapadas tanto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto por personalidades para que jovens tirem o primeiro título e para que as pessoas que já têm o documento o regularizem – se estiverem desatualizados.
Exemplo do esforço do TSE junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso ocorreu no sábado (30), quando os cartórios do estado ficaram abertos das 9h às 18h para atender às pessoas que não poderiam regularizar durante a semana.
Antes disso, um levantamento realizado pela Justiça Eleitoral registrou aumento da procura de pessoas entre 15 e 18 anos interessadas em se alistarem enquanto eleitores.
Uma parceria entre o TSE e o aplicativo de criação e publicação de vídeos curtos Kwai também foi firmada como forma de educar os eleitores sobre a maneira de regularizar os títulos por meio da #RolêdasEleições.
Além de ser o período máximo de regularização do título, o dia 4 também é a última data para que pessoas trans possam solicitar o uso do nome social em seus documentos.