O América-MG teve tudo para vencer o Tolima, nesta quarta-feira (27), pelo Grupo D da Libertadores, no Independência em Belo Horizonte. Esteve duas vezes na frente do placar. Mas não sustentou a vantagem e, pior, levou dos gols no fim e amargou uma derrota por 3 a 2. Pedrinho e Hernández, contra, fizeram os gols do Coelho. O Tolima marcou com Plata (duas vezes) e Quinóñez.
O América segue sem vencer na fase de grupos. Tem um ponto, em quarto e último lugar. O Tolima tem quatro pontos, em terceiro lugar.
Primeiro tempo
O América perdeu o atacante Everaldo ainda no aquecimento, o que fez o treinador Mancino entrar com Alê e um time mais recuado. Não foi uma boa, pois o Coelho não se mostrava incisivo contra um rival medroso, nitidamente querendo segurar o empate.
Porém, aos 29, Alê sentiu um problema muscular e foi substituído por Matheuzinho. Isso arrumou o time, pois Felipe Azevedo começou a atuar mais centralizado e fazendo bom papel segurando a zaga. E o América criou duas grandes chances. Uma com Paulinho Boia, em chute para defesa do goleiro Domínguez, e outra com Juninho, que entrou pela esquerda , deu um lençol no goleiro, mas perdeu o ângulo para o arremate.
Segundo tempo
O América perdeu mais um titular por lesão. Ainda no primeiro tempo, Felipe Azevedo levou uma bolada no olho e teve de ser substituído por Índio Ramírez. O Tolima voltou mais ofensivo e teve ótima chance com Quinóñez, que entrou pela esquerda e Jailson salvou. Só que o América abriu o placar aos 10, Paulinho Boia fez jogada espetacular pela direita e cruzou para Pedrinho, entre a pequena área e a marca do pênalti, chutar para abrir o placar.
O América tinha o jogo nas mãos. Mas, aos 20, errou na marcação. Uma ligação direta pegou Plata, bem colocado. O atacante dos colombianos cortou a marcação de João Paulo e bateu sem chance para Jailson: 1 a 1. O Tolima passou a jogar melhor. Aos 32, o Coelho voltou a ficar na frente num lance de oportunismo. Após escanteio, Jailson encaixou a bola e ligou o ataque. Pedrinho deu para Ramírez que iria marcar, mas Hernández, tentando cortar, fez contra.
Mas o Tolima era melhor e acabou empatando aos 42. Numa confusão após escanteio, com direito a bola na trave, Quinóñez cabeceou quase na linha para empatar. E, nos acréscimos, aos 50, Plata recebeu pela direita e mandou uma bomba que resvalou em João Paulo e entrou. Tolima 3 a 2.
AMÉRICA-MG 2 x 3 TOLIMA
3ª rodada do Grupo D da Libertadores
Data: 27/4/2022
Local: Independência, Belo Horizonte (ING)
AMÉRICA-MG: Jaílson; Patric, Maidana, Éder e João Paulo; Juninho, Alê (Matheuzinho, aos 29′ do 1ºT) e Lucas Kal (Flávio, aos 29′ do 2ºT); Pedrinho, Felipe Azevedo (Índio Ramírez, no Intervalo) e Paulinho Boia (Carlos Alberto, aos 28′ do 2ºT). Técnico: Vagner Mancini.
TOLIMA: Domínguez; Marulanda, Quinóñez, Caicedo e Hernandez; Rovira (Ureña, aos 34′ do 2ºT), Ríos (Orozco, aos 39′ do 2ºT), Lucumi e Raziel García (Miranda, aos 17′ do 2ºT), Plata e Gustavo Ramírez (Rangel, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Hernan Torres Oliveros.
Gols: Pedrinho, aos 10′ do 2ºT (1-0); Plata, aos 20′ do 2ºT (1-1); Hernández, contra, aos 32′ do 2ºT (2-1); Quinóñez, aos 42′ do 2ºT (2-2); Plata, aos 50′ do 2ºT (2-3)
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Carlos Barreiro (URU)
Cartões Amarelos: Eder, Lucas Kal (AME); Marulanda, Caicedo, Rovira (TOL) (Jogada 10)