A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assegura que a agricultura de precisão está em plena expansão e é um mercado sem volta, dada a eficácia no resultado final. Mas esse gerenciamento se dá, sobretudo, por meio do conhecimento e bom uso dessas ferramentas.
A Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação reúne diversas empresas do setor. Como a Safra Max, que lançou o primeiro monitor de plantio do mercado, que identifica se as sementes estão realmente sendo plantadas. Hoje, seus monitores se modernizaram e chegam a contar a quantidade de sementes plantadas e a velocidade do plantio. A empresa ainda lançou tanques de pulverização, que recebem os inoculantes, biológicos e outros líquidos e os dosa na quantidade ideal para o número de sementes a que se destinam.
No estande da Trimble, há protótipos de pilotos automáticos para tratores, pulverizadores e colheitadeiras, além de pulverizadores que garantem uma economia de 95% em herbicidas, pois só liberam o defensivo quando detectam uma erva daninha. Eles ainda têm equipamentos de correção, que ajudam na precisão absoluta na hora do plantio (ajudam o trator a plantar na mesma linha, ou vala, por dez anos consecutivos, por exemplo). Já na Agrosystem, além de monitores de plantios de vários modelos e utilidades, o visitante da Agrishow encontra até mesmo estações meteorológicas portáteis.
Inovações tecnológicas que, somadas ao conhecimento do produtor e à quantidade de terras produtivas, fazem do Brasil um dos maiores produtores de grãos do mundo.
“Lavoura de arroba” na Pecuária, com sustentabilidade e governança
A pecuária de corte depende cada vez mais da ciência, tecnologia e conhecimento gerado pelos Institutos de Pesquisa. A conclusão é da engenheira civil e pecuarista Christiane Nascimento de Morais, na manhã desta terça-feira (26/4), na Arena do Conhecimento, durante a Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.
O “Boi 777” (sete meses de desmama, sete de recria e sete de engorda), por exemplo, foi desenvolvido pela Apta Colina, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. “Esse é um excelente modelo para quem pretende praticar uma pecuária de corte lucrativa, sustentável e inteligente”, recomenda Christiane.
Campeã brasileira de adestramento clássico, Christiane tem conseguido grandes resultados com a criação de animais de corte em suas propriedades rurais, sendo uma fonte de conhecimento e inspiração para outros produtores que estão na atividade.
O bem-estar animal com bom manejo; o empreendedorismo dos agricultores; ESG, Ambiental, Social e Governança; pastagens com boa lotação de animais por hectare; rotação de pastagem, bem como suplementação sem compactação do pasto são a receita para os criadores de bovinos, que visam uma produção saudável, com grande potencial de carne no abate.