O Maracanã realizará uma manutenção no gramado no início do mês de maio. O objetivo da administração do estádio é iniciar o processo de plantio de sementes de grama de inverno, chamada de “Reygrass”, no dia 5, após a partida entre Fluminense e Junior Barranquilla (COL), pela Copa Sul-Americana. A medida é para melhorar a condição do novo gramado híbrido para a sequência da temporada.
Em razão desta manutenção, o Maracanã não receberá jogos no período entre 5 e 16 de maio. Neste intervalo, Flamengo e Fluminense terão que remanejar uma partida cada para cada local. No dia 8, o Rubro-Negro encara o Botafogo. Já no dia 15, o Tricolor enfrenta o Athletico-PR. Ambas partidas são válidas pelas 5ª e 6ª rodada, respectivamente, do Campeonato Brasileiro.
Na operação, será feita a remoção do excesso de material, diminuindo a densidade da grama bermuda. A redução do material vegetativo, em cortes sucessivos da grama com maquinário específico, irá facilitar a germinação e o estabelecimento inicial da “Reygrass”. Serão lançados cerca de 500kg de semente, uma fina camada de areia e adubo granulado.
Após a germinação das sementes, que ocorrerá de quatro a seis dias, começará a etapa de grow-in, onde são intensificados os procedimentos de adubações para nutrição da grama e um rápido desenvolvimento com cortes e outras operações para o fechamento do gramado. Até o 14º dia, a coloração do gramado terá uma mudança dia a dia. Após o 20º dia, a diferença não será mais notada.
Em 43 dias, o Maracanã recebeu 14 jogos (uma média de uma partida a cada 2,93 dias). O gramado híbrido tem correspondido a expectativa da gestão do estádio. Nesta semana, o estádio receberá apenas uma partida: entre Fluminense e Unión Santa Fé (ARG), nesta terça-feira (26), às 21h30, pela Copa Sul-Americana. (Jogada 10)