Para utilizar uma linguagem em voga, no futebol brasileiro, o Cuiabá Esporte Clube soube sofrer, na noite deste domingo, em Caxias do Sul, para arrancar a vitória por 1 a 0, em cima do Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, pela terceira rodada do Brasileirão 2022.
O gol foi marcado pelo atacante Elton, em cobrança de pênalti com categoria, poucos minutos após entrar no lugar do titular André Felipe, que antes de vir para Mato Grosso era chamado de André Balada.
Com o resultado, o Cuiabá chega aos seis pontos e entra no G-4 do Campeonato Brasileiro, atrás apenas de Santos, Atlético Mineiro e Corinthians. Em sendo assim, se o Campeonato terminasse nesta rodada, teria assegurada uma vaga direta na fase de grupos da Taça Libertadores da América 2023.
Comprovando a validade da nova organização tática defensiva, o técnico Luís Carlos Preto Pintado armou o Dourado com duas linhas de quatro e, no ataque, deixou apenas André Felipe e o estreante Everton Cardoso – ex-Flamengo e São Paulo.
Claramente, Pitnado tenta implementar sua identidade própria, na estratégia do Cuiabá, e, assim, fugir das constantes comparações com o técnico Jorginho Amorim, seu antecessor, responsável pela campanha de 2021 que manteve a agremiação na Série A e, de quebra, conquistou a classificação para disputa da atual Copa Sul-Americana.
Agenda cheia
O Cuiabá retorna direto para Mato Grosso, na madrugada desta segunda-feira (25). O clube mato-grossense enfrenta o River Plate, do Uruguai, na Arena do Pantanal, na noite da próxima quarta-feira (27/04), pela terceira rodada da Copa Sul-Americana 2022.
Pelo Brasileirão, o Dourado entra em campo novamente no próximo sábado (30/04), a partir das 18 horas, na Arena do Pantanal, em jogo válido pela quarta rodada.