No dia 22 de abril de 1500, segundo consta a história, as caravelas portuguesas chegaram pela primeira vez na Costa do Descobrimento, como passou a ser conhecida a região no sul da Bahia, que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.
Comandada pelo capitão-mor Pedro Álvares Cabral, a expedição buscava chegar até a Índia cruzando o oceano Atlântico, mas acabou levando ao descobrimento do Brasil. Os portugueses então nomearam as terras desconhecidas como Terra de Vera Cruz. Essa parte da história do descobrimento do nosso país é a mais conhecida e contada para todos desde o ensino fundamental.
Na Uirapuru, o historiador e comentarista Maurício Paim, destacou que essa data deveria ser comemorada e ter mais relevância que o Dia de Tirantes. Em análise, o Brasil, na época já existia antes da chegada dos portugueses, com os nativos que aqui já moravam e não foi por engano que os europeus desembarcaram neste território.
A nomenclatura que é utilizada até hoje e que se refere como “Descobrimento”, deveria ser trocada para “Chegada”, do homem branco. Pois, a partir da chegada dos portugueses, se deu o início da colonização branca, vivencia e permanência deles nas terras brasileiras. Maurício Paim, ainda pontuou que nos primeiros 30 anos após a chegada dos portugueses, o Brasil ficou abandonado pelo fato de que aqui eles não conseguiram em um primeiro momento encontrar riquezas, situação que mais tarde foi revertida e o Brasil se tornou um verdadeiro tesouro, pelas suas abundâncias naturais e minerais.
O fato mais relevante e que devemos levar em consideração, é que o Brasil sempre existiu, ele não foi descoberto, e sempre esteve aqui. Foram os portugueses que no caminho para outra expedição, aqui pararam e colonizaram. Neste dia 22 de Abril, temos que comemorar o aniversário do nosso país, sem levar em consideração que o registro de aniversário é feito em outra data.