O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União Brasil) voltou a denunciar o ‘uso político’ na entrega dos maquinários e equipamentos por parte da Secretaria de Agricultura Familiar no Estado.
“Tem prefeitos que estão trabalhando muito bem, utilizando os maquinários para atender a Agricultura Familiar, mas têm alguns que desviam para fazer outros trabalhos, inclusive tem os que fazem politicagem, só liberam para quem é do seu grupo político, quem está alinhado politicamente, quem o apoia na cidade”, disse Botelho.
Botelho defende a edição de uma lei com regras para o uso dos maquinários. “Então, esse critério realmente tem que ter e a Assembleia Legislativa fará o seu papel, criar isso, encaminhar para Câmara e começar a fiscalizar. Esse grupo de trabalho vai fazer uma proposta, vai discutir com os atores e encaminhar para ser aprovada no Plenário, isso pode virar lei, pode ser indicação para o Governo, mas é bem provável que seja lei”.
Segundo Botelho, o ex-secretário da pasta, Silvano Amaral(MDB) confirmou o fato de não adotarem critérios para a entrega dos maquinários, assegurando que a comissão irá trazer ‘equilíbrio’ para a pasta.
“Se nós estamos entregando para atender a Agricultura Familiar e você não pede nenhum compromisso está errado, né? Se nós vamos dar, tem que assumir alguns compromissos e essa comissão vai servir para isso”.
A comissão será encaminhada para as câmaras de vereadores, Tribunal de Contas e ainda para o Governo do Estado para dar início às fiscalizações.
“Esse grupo de trabalho vai trazer uma proposta que será discutida e encaminhada para ser aprovada em plenário. É bem provável que até vire lei, sobre quem pegar maquinário terá que assumir alguns compromissos, uma vez que é destinado para Agricultura Familiar”.