O governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande decretaram ponto facultativo na sexta-feira (22), após o feriado de Tiradentes, celebrado nesta quinta. Apenas serviços considerados essenciais estarão funcionando. O atendimento retorna ao normal na segunda-feira (25).

No feriado, o comércio em geral de Cuiabá e Várzea Grande está autorizado a funcionar, com obrigações dispostas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a campanha de vacinação será realizada até esta quarta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Retomam o atendimento na segunda-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Somente os serviços considerados essenciais irão funcionar ao longo do feriado prolongado. São eles os ofertados pelas unidades de pronto-atendimento (UPAs)), coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito.

Em Várzea Grande, também apenas serviços essenciais ligados às áreas de saúde, limpeza urbana e segurança seguirão com atendimento, conforme as escalas já programadas para sexta-feira.

LISTA DO ‘ABRE E FECHA’

Serviços públicos – órgãos municipais e estaduais mantêm serviços fechados, com funcionamento apenas dos essenciais, retomando à normalidade na segunda-feira (25).

Saúde – estarão fechados o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Estadual. A Central Estadual de Regulação, a Central Estadual de Transplante e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) funcionarão em regime de plantão. A rede hospitalar do Estado e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) trabalharão normalmente.

Segurança – as forças policiais operam normalmente, seguindo escala de plantão. Os batalhões e unidades especializadas da Polícia Militar (PMMT), do Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial e Identificação Técnica, este último com as atividades do Instituto Médico Legal, Criminalística e Identificação também funcionam normalmente.

Bancos – as agências não abrem nesta quinta-feira (21), mas os serviços de caixa eletrônico, internet banking e de banco por telefone estarão disponíveis. Na sexta-feira, as agências reabrem.

Comércio – o comércio em geral foi autorizado a abrir em Cuiabá e Várzea Grande, mas a decisão caberá ao comerciante. Para aqueles que optarem por abrir as portas, deverão cumprir as obrigações trabalhistas contidas na Convenção Coletiva de Trabalho.

Shoppings – com a autorização de abertura do comércio em Cuiabá e Várzea Grande, os shopping também vão abrir, mas com horário de domingo. Lojas e quiosques, das 14h às 20h, já praça de alimentação, a partir das 11h, e lazer, das 11h às 22h.

Supermercados – os principais supermercados de Cuiabá e Várzea Grande também vão funcionar em horário normal, das 6h às 22h.