Santos e Coritiba, neste domingo (17), na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Brasileirão, fizeram um jogo muito bom, principalmente no primeiro tempo. Buscaram o ataque, criaram chances e o Peixe, num ousado 4-2-4, levou a melhor: 2 a 1. Os gols foram na etapa inicial, com Leo Baptistão e Henrique, contra, fazendo os gols do Santos. Leo Gamalho, cobrando pênalti, marco

O Santos, muito melhor do que o time medroso que empatou com o Fluminense em 0 a 0 na estreia, chegou aos quatro pontos. O Coritiba (que venceu o Goiás na estreia) parou nos três pontos.

Primeiro tempo

Excelente. Os times chegaram a se abrir no meio de campo em busca do ataque e ocorreram muitas chances de gol para ambos os lados e o placar de 2 a 1 para o Santos foi até econômico em razão do poder de criação das equipes. O Peixe fez um bom trabalho com Ângelo e Baptistão puxando os ataques, enquanto o Coritiba tinha em Gamalho ótima opção para ligações ofensivas.

Quando Baptistão iniciou a jogada pela direita e ficou com a sobra para fazer Santos 1 a 0, aos 13, os times já tinham perdido duas oportunidades, cada.  O Coxa, muito incisivo, acabou empatando num pênalti (inexistente, de Zanocelo em Andrey) cobrado por Leo Gamalho, aos 27. Porém, nem deu tempo para a torcida do Santos lamentar. Aos 31, o lateral Lucas Pires fez grande jogada pela direita e cruzou. Henrique tentou cortar e fez contra. E as chances foram sendo construídas pelos dois lados. Mas a bola não entrou.

 Segundo tempo

O Coritiba voltou melhor, passando a trabalhar a bola em cima do buraco que o meio de campo santista tinha (com dois volantes e quatro atacantes). Isso acabou fazendo Morinigo tirar um dos homens de frente (curiosamente Ângelo, o melhor) e colocar Lucas Braga. Ele tirou Marcos Leonardo colocando outro atacante, Angulo. que na sua primeira bola perdeu um gol feito. O Coxa teve num chute de Egídio a sua melhor oportunidade.

No fim, o Santos se fechou, com a entrada do zagueiro Velázquez. Mas não deixou de atacar. Tanto que Lucas Braga cabeceou para defesa excepcional de Muralha.

SANTOS  2 X 1 CORITIBA
2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 17/4/2022
Público: 13.052
Renda: R$ 433.040,00
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
SANTOS: João Paulo; Madson (Velázquez, aos 30′ do 2ºT), Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Vinícius Zanocelo (Maranhão, aos 11′ do 2ºT) e Johan Julio; Ângelo (Lucas Braga, aos 22′ do 2ºT), Marcos Leonardo (Angulo, aos 22′ do 2ºT)  e Leo Baptistão (Lucas Barbosa, aos 35′ do 2ºT). Técnico: Fabián Bustos.
CORITIBA: Alex Muralha; Guillermo (Matheus Alexandre, aos 21′ do 2ºT), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey (Val, aos 21′ do 2ºT) e Thonny Anderson (Robinho, no Intervalo); Igor Paixão, Alef Manga (Adrian Martínez, aos 36′ do 2ºT) e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.
Gols: Leo Baptistão, aos 13′ do 1ºT (1-0); Leo Gamalho, de pênalti, aos 27′ so 1ºT (1-0); Henrique, contra, aos 31′ do 1ºT (2-1)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA-RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões Amarelos: Madson, Bauermann (SAN); Guillermo, Andrey, Alef Manga, Igor Paixão (SAN)